Saltos Ornamentais terão 92 vagas na Rio 2016

As competições da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais começam na sexta-feira (19) — mas a elite mundial do esporte já começou a tomar o Centro Aquatico Maria Lenk, que recebeu inovações para o evento-teste. No primeiro dia de treinos abertos, na sexta (12), a arena recebeu atletas de cinco países, para os aquecimentos. Além do Brasil, Grã-Bretanha, Itália, Venezuela e México levaram suas equipes para a instalação do evento-teste e dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

No primeiro treino, 51 atletas dos 236 inscritos para a competição conheceram as instalações do Maria Lenk, inclusive o astro britânico Tom Daley, que parte para sua terceira participação Olímpica. Debaixo do sol de 32°C, o que se viu no Parque Olímpico da Barra foi um treino leve, com alongamento e saltos de aquecimento, para soltar o avião do corpo, como dizem os esportistas.

Beth Santos/Prefeitura do Rio/Rio 2016
Delegação britânica foi a primeira estrangeira a chegar no Maria Lenk

Serão 92 vagas Olímpicas em jogo no evento-teste — por isso, a aclimatação e a preparação dos atletas ganham contornos fundamentais para a competição, ainda mais por acontecer em uma instalação a céu aberto. O atleta fica exposto a frio, sol, chuva, vento, e isso tudo interfere muito no desempenho do atleta, explica Juliana Veloso, atleta da seleção brasileira que tenta participar, no Rio, de sua quinta edição dos Jogos Olímpicos.

Experiência

Juliana Veloso é a atleta mais experiente da seleção brasileira. Além de quatro edições dos Jogos Olímpicos, a carioca de 35 anos tem ainda três medalhas Pan-Americanas, duas de bronze e uma de prata.

Seu currículo contrasta com o do jovem Isaac Souza, de 16 anos, que disputará na semana que vem sua primeira etapa da Copa do Mundo. Isaac é o mais jovem atleta da seleção e vem aprendendo como Juliana, Hugo Parisi e César Castro, que representaram o Brasil em Londres 2012.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima