Sanepar recomenda fechar registro de água dos imóveis antes de viajar

Antes de sair de viagem, a Sanepar recomenda fechar o registro geral de entrada de água, no caso de apartamentos, ou diretamente no cavalete, para moradores de casas. As pessoas também devem fazer a revisão básica das instalações hidráulicas.

Algumas medidas simples podem evitar transtornos e aborrecimentos. A revisão é muito simples. Basta verificar se torneiras e válvulas de descarga estão funcionando adequadamente, explica o gerente da Sanepar em Maringá, Valteir Galdino da Nobrega. Caso alguma torneira ou válvula apresente vazamento, é prudente consertar antes de viajar.

Uma única torneira com vazamento de um milímetro de água pode desperdiçar milhares de litros. Fechar o registro geral e cavalete – também conhecido como relógio – evita problemas provocados por vazamentos que possam ocorrer nas tubulações ou na caixa-d’água durante o período da viagem.

Morador de um condomínio da Zona 7, em Maringá, Roberto de Lima sentiu na pele os problemas que um vazamento inesperado pode causar. Meu apartamento foi tomado pela água após o rompimento do ponto de instalação da ducha higiênica do banheiro. Tentei fechar o registro, mas ele não funcionou. Precisei fechar o registro geral do prédio para estancar o vazamento e efetuar o conserto. Felizmente estava em casa. Se estivesse em viagem os estragos seriam grandes pra mim e também para os outros moradores, conta. Após este episódio Lima diz que a primeira providência que toma antes de viajar é verificar toda a parte hidráulica e fechar os registros do apartamento.

Cavalete

O gerente da Sanepar também orienta os clientes a protegerem o cavalete contra ações de vândalos. A instalação de uma caixa com grade removível, além de proteger o hidrômetro e outros componentes, dificulta o roubo e a ação de depredadores, que podem causar prejuízos financeiros e de consumo de água nos imóveis, ressalta Nobrega.

Outra medida importante é facilitar a leitura do hidrômetro pelo agente comercial da empresa neste período. Se o imóvel estiver fechado e for impossível acessar o hidrômetro, o lançamento do consumo mensal poderá ser feito pela média. Pelo telefone 0800 200 0115, pode-se obter a data da leitura mensal. O cliente também pode autorizar o pagamento da fatura de água através de débito em conta-corrente. Dessa maneira, evita o risco de ter o fornecimento de água suspenso.

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