Triatletas do Brasil vão treinar de madrugada no Cantagalo para 2016

MARCEL MERGUIZO, ENVIADO ESPECIAL
TORONTO, CANADÁ (FOLHAPRESS) – Os seis triatletas que representaram o Brasil no Pan de Toronto voltam ao país nesta segunda-feira (13) e já começam a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio.
A primeira etapa será treinar no percurso que será utilizado na prova em 2016 e também no evento-teste dos próximos dias 1 e 2 de agosto. E o maior desafio: testar a subida do Corte do Cantagalo.
Como o trânsito na região de Copacabana e da Lagoa Rodrigo de Freitas não permitem que os brasileiros treinem durante o dia, os testes serão realizados na quarta (15), quinta (16) e sexta-feira (17). Um acordo já foi feito entre a Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri) e a CET-Rio.
“Vamos subir o Corte do Cantagalo na volta do percurso, sentido Lagoa-Copacabana. É muito ingrime. Na ida, é uma rua residencial, e também é uma subida bruta”, explica o triatleta Diogo Sclebin, melhor brasileiro no Pan, na 15ª colocação.
Tanto no evento-teste quanto na Olimpíada, o triatlo olímpico terá largada e chegada próximo ao Forte de Copacabana. São 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. E os brasileiros acreditam que, na prova do Rio, a maior dificuldade será justamente a parte do ciclismo.
O evento do primeiro fim de semana de agosto vale 1.000 pontos na ranking mundial que classifica para a Rio-2016.
O Brasil tem a expectativa de ter três homens e duas mulheres nos Jogos de 2016. Hoje, apenas uma vaga para cada gênero está garantida.
“É bom para conhecer o percurso. Não há muitas provas ali em Copacabana por causa do trânsito. Não dá para fechar aos domingo. E é uma subida na contramão dos carros, por isso temos de buscar horários alternativos para treinar”, afirmou o triatleta Reinaldo Colucci, 21º em Toronto e nono colocado no Mundial Militar disputado na orla de Copacabana em 2011.
Em relação à violência na madrugada do Rio de Janeiro, Colucci preferiu usar o bom humor para responder.
“Medo a gente tem. Mas ninguém está sabendo [que vão treinar lá]. É só vocês divulgarem o horário errado”, brincou.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima