Almanaque+

With a little help from Santo Antonio

Há uns três anos, o Nelson da Luz Junior, meu amigo e colega de trabalho, juntou as escovas de dentes com a Tamara, minha amiga. Para celebrar, fizeram uma reunião com as pessoas mais chegadinhas.

Antes de conhecer o Nelson, a Tamara foi presenteada com a imagem de um Santo Antonio que, por algum motivo, acabou com a cabeça decepada. Este Santo Antônio ela sorteou entre os solteiros da festa.

A agraciada fui eu, e, pelo sim pelo não, guardei a miniatura com muito carinho, para lembrar dos meus amigos.

Eu nunca cheguei a pedir um par amoroso ao santo, que é conhecido como casamenteiro. Fernando Bulhões, seu nome de batismo, nasceu em 1195 em Portugal, mas viveu a maior parte da sua vida em Pádua, na Itália, onde se consagrou um frade franciscano. Seus sermões não falavam exatamente de casamento, mas ele sempre usava o amor como temática.

Acreditava no casamento, e por isso ajudava as mulheres humildes a conseguir o dote para que se casassem.

Reza a lenda que, certa vez, em Nápoles, havia uma moça cuja família não podia pagar seu dote para se casar. Desesperada, a jovem se ajoelhou aos pés da imagem de Santo Antônio e pediu ajuda ao Santo, que milagrosamente lhe entregou um bilhete e disse para procurar um determinado comerciante.

O bilhete dizia que o comerciante desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do papel. Obviamente, o homem não se importou, achando que o peso daquele bilhete era insignificante. Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio.

Nesse momento, o comerciante se lembrou que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa. Com o pagamento, a jovem moça pode se casar.

Outra história contada é a de que uma moça muito bonita, que havia perdido as esperanças de arranjar um marido. Então, ela adquiriu uma imagem de Santo Antonio e fez para ela um pequeno oratório, onde depositava flores todos os dias, sempre com o mesmo pedido: um marido.

Assim foi por uma semana, duas, três, meses, anos, e nada de marido.

Tomada por desgosto, ela pensou em toda a ingratidão do santo e, com raiva, atirou a imagem pela janela. Neste exato momento, passava um jovem cavalheiro, que foi atingido. Não preciso nem dizer que eles se apaixonaram e se casaram, né?

Se você quer um namorado, os dias certo para cutucar Santo Antônio é na próxima quarta-feira, 13 de junho, data em que ele é celebrado.

Separamos algumas sugestões de simpatias para que no próximo ano, no Dia dos Namorados, você tenha uma pessoa especial para esperar contigo na fila do restaurante (ou do motel 😉 e dividir a conta três vezes mais cara que em datas normais.

CLÁSSICO

Basta que você ganhe uma imagem do santo, retire o menino Jesus e repita o seguinte: devolverei o menino Jesus quando conseguir um namorado. Então, assim que você desencalhar, faça o prometido. Para turbinar, deixe o santo de cabeça para baixo no freezer.

7 ROSAS

Exatamente no dia de Santo Antônio (13 de junho), coloque em um vaso 7 rosas em frente à imagem do santo do amor. Faça uma reza pedindo por um novo romance e, assim que as pétalas secarem, leve-as para uma igreja onde acontecem muitos casamentos.

PLANTAR CRAVO

Compre um vaso bonito e plante nele um pé de cravo branco. Cuide dele com delicadeza até que floresça. Todas as vezes que for mexer na planta, pense em Santo Antônio e peça a sua benção.

BANHO DE PÉTALAS DE ROSAS

Acenda uma vela de sete dias cor-de-rosa. Assim que acender a vela, tome um banho de pétalas de rosa cor-de-rosa e se vista com roupa clara, bem arranjada, como se fosse esperar seu companheiro.

Assim que terminar o ritual, chegue junto da vela e faça a oração de Santo Antônio.

ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO PARA BENÇÃO DA RELAÇÃO:

Santo Antônio, cuidador da felicidade e do amor
Te rogo que faça (nome de seu amor) voltar a me amar e que volte para mim como as ervas do campo chegam no pé da cruz.
Me dará tudo o que tiver, tudo me irá contar, nada me irá negar, nada me irá esconder, me amará para sempre.
Que (nome de seu amor) não possa ter sossego em nenhuma parte do mundo enquanto comigo não se reconciliar.
Conto com tua ajuda, Santo Antônio, porque estou em sofrimento.
Me atenda com esta bênção.
Assim será, assim seja, assim está feito e nunca voltará a ser desfeito e que ele (nome de seu amor) me entenda e aguarde para juntos vivermos, amém.
Santo António, quero notícias de (nome de seu amor) hoje ainda.
Amém.
Graças, Santo Antônio

COMO FAZER O BANHO DE PÉTALAS?

Ferva um litro de água com as pétalas da rosa durante 15 minutos.

Deixe esfriar um pouco e de seguida jogue em seu corpo, do pescoço para baixo.

Não se enxague ou se seque com toalha.

Esta simpatia tem mais poder se for realizada no dia 13 de junho.

Obs: Não há nenhuma comprovação científica de que as simpatias tenham o resultado esperado.

Clique para comentar
Para cima