Paraná

Desembargador José Laurindo de Souza Netto é eleito presidente do TJPR

Foto: Divulgação Amapar

O desembargador José Laurindo de Souza Netto foi eleito na noite da segunda-feira (9) presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) para o biênio 2021/2022 com 74 votos. A segunda colocada na eleição foi a desembargadora Lidia Maejima, com 42 fotos.

“O TJPR segue na sua caminhada para engrandecimento da Justiça paranaense que segue na vanguarda do judiciário brasileiro”, disse o presidente eleito.

A primeira eleição inteiramente eletrônica do TJPR foi organizada pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e pela Comissão Eleitoral composta pelo atual chefe do Poder Judiciário paranaense, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, e pelos dois integrantes mais antigos do Tribunal, desembargadores Telmo Cherem e Regina Helena Afonso de Oliveira Portes.

Biografia

José Laurindo de Souza Netto, filho de João Laurindo de Souza Netto e Dora Herderico de Souza, nasceu no dia 5 de maio de 1960, em Curitiba. O magistrado é bacharel em Direito pela Universidade Católica do Paraná, turma de 1982.

Ingressou na magistratura após concurso, sendo nomeado no dia 4 de abril de 1989 Juiz Substituto da comarca de Telêmaco Borba. Foi nomeado Juiz de Direito no dia 6 de junho de 1990 e atuou nas comarcas de Ortigueira, Arapongas, Piraquara e Curitiba.

No dia 17 de maio de 2010, foi promovido ao cargo de Desembargador do TJPR.

Doutor em Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), concluiu estágio em pós-doutorado na Universidade de Roma. É professor da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), da qual também é supervisor pedagógico. Além disso, leciona no Curso de Mestrado da Universidade Paranaense (Unipar).

Publicou três livros e vários artigos jurídicos em jornais e revistas brasileiras e estrangeiras.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima