Governador em exercício lança edital da Delegacia Cidadã de Francisco Beltrão

Governador em exercício, Darci Piana entrega 58 veículos para a Regional da Saúde e lança edital para pavimentação de vias urbanas em Francisco Beltrão - Francisco Beltrão, 07/10/2021 - Foto; Gilson Abreu/AEN

O Governo do Estado lançou na quinta-feira (7) o edital da licitação para a construção da Delegacia Cidadã de Francisco Beltrão. A unidade terá um novo conceito de atendimento da Polícia Civil do Paraná, com projeto funcional para atendimento aos cidadãos de forma mais humanizada e ajustada às necessidades do público em geral e das vítimas de crimes.

O anúncio foi feito pelo governador em exercício Darci Piana durante visita ao município, na região Sudoeste, onde também realizou a entrega de 58 veículos para a 8ª Regional de Saúde e lançou um edital para a pavimentação de 51 ruas da cidade. Somadas ao projeto da delegacia, as ações totalizam quase R$ 17 milhões de investimentos para benefício da população de Francisco Beltrão e região. 

Segundo Piana, as iniciativas demonstram o comprometimento do governo estadual com as necessidades dos municípios. “Foi um dia de muito trabalho, em que pudermos trazer projetos importantes para os municípios do Sudoeste”, afirmou. “Os problemas estão nos municípios, não no Palácio Iguaçu, e é neles que nós temos que levar os recursos, ajudando os empresários a fazerem investimentos, gerando trabalho, emprego e renda para todo mundo”.

Delegacia cidadã

O novo local comportará a 19ª Subdivisão Policial (SPD), a Delegacia da Mulher e o Instituto de Identificação, que hoje estão em prédios separados no município. A nova estrutura terá 1.362 metros quadrados de área construída e ficará na rua Augusto Mezzono, no bairro Industrial.

O projeto tem orçamento de até R$ 6,8 milhões e será custeado com recursos do tesouro estadual, sob coordenação da Secretaria da Segurança Pública. A previsão é de que a entrega aconteça em 10 meses a partir da assinatura da ordem de serviço. 

Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, as obras da Delegacia Cidadã foram planejadas estrategicamente para o desenvolvimento e melhoria na segurança pública da região.

“A Delegacia Cidadã é fruto de um esforço continuado do Governo do Estado em busca de espaços mais dignos, amplos, arejados e modernos para atendimento na segurança pública, com benefícios para os servidores e para a população”, afirmou. 

O projeto foi pensado para um novo fluxo de parlatórios, local em que a vítima identifica o agressor, por exemplo, e terá salas para advogados e a Polícia Militar fazerem documentos iniciais. 

Outro espaço exclusivo é do Instituto de Identificação, responsável pela emissão dos RGs, o que dará um atendimento mais ágil às necessidades de documentos da população. Além disso, terá espaços separados para atendimento seletivo às vítimas e agressores, em ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos.