Luta das trabalhadoras do Brasil é o tema das comemorações do Dia do(da) Assistente Social

Tema propõe aumentar o debate sobre mulheres trabalhadoras / Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná – 11ª Região (CRESS-PR) realizará na próxima terça-feira (17) um evento em comemoração ao dia da (o) assistente social. O evento presencial deve acontecer em Curitiba, na sede da APP Sindicato e será transmitido na internet para que profissionais de outras regiões possam acompanhar, a partir das 19h.

O dia do assistente social é comemorado em 15 de maio, em virtude de decreto que regulamentam a profissão, publicado na mesma data, em 1962.

Esse ano, o tema do evento será “Trabalhadoras do Brasil: somos e lutamos com ela” e, de acordo com a presidente do CRESS-PR, Andrea Braga, a temática chama a atenção para a defesa dos direitos das mulheres, das liberdades democráticas e a luta pela igualdade de gênero no contexto brasileiro.

“A desigualdade de gênero é uma realidade mundial e apresenta marcas expressivas no contexto brasileiro. A carga de trabalho excedente, nas tarefas domésticas e de forma não-remunerada recaem amplamente sobre as mulheres brasileiras. Em 2016, de acordo com estatísticas do IBGE, mulheres despendiam nessas atividades em média 20,1 horas semanais contra 11, horas semanais por parte dos homens”, pontua Andrea.

De acordo com a presidente do conselho, o serviço social está ao lado da classe trabalhadora e o trabalho desses profissionais, nas diferentes políticas sociais, deve transcorrer pelo debate sobre as mulheres relações patriarcais.

“O fato de ser mulher impacta o não acesso da população usuária a direitos fundamentais, como emprego, trabalho, saúde, alimentação, educação, assistência social e habitação. Por isso, este ano a comemoração alusiva de maio enfatiza o protagonismo de uma categoria majoritariamente formada por mulheres”, reforça.

Para ela, é urgente ampliar o diálogo com toda a sociedade sobre a valorização das mulheres como trabalhadoras. E é neste sentido que a programação do evento foi pensada.

Programação

Estão previstas a mesa de abertura, com representantes do conselho e entidades do Serviço Social e outra dos movimentos sociais. O evento começará pontualmente às 19h com uma intervenção cultural.

Em seguida, será composta a mesa de abertura do evento e, após falas das autoridades, será formada a mesa dos Movimentos Sociais, com mulheres representantes dos mais variados movimentos sociais e coletivos.

Ao final, será feita a apresentação e debate sobre o tema da campanha deste ano, “Trabalhadoras do Brasil: somos e lutamos com elas”, e o evento encerra com uma apresentação da Bloca “Ela pode, Ela vai!”, que têm assistentes sociais em sua composição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

google.com, pub-3328565643923811, DIRECT, f08c47fec0942fa0