150 animais foram castrados através do Probem em 2021

De 30 de junho até ontem (3), 150 animais errantes ou pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social foram atendidos pela nova etapa do Programa Municipal de Bem Estar Animal (Probem), que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em Pato Branco.

-- 2 Notícia --

O médico veterinário e responsável técnico da Secretaria Fabiano Alves da Silva explica que dos R$ 946.672,58, destinados para a causa animal neste ano, o número de castrações corresponde a 11,45%.

Ainda segundo ele, o programa vem contemplando com a castração, cães e gatos, machos e fêmeas, prioritariamente errantes (animais de rua), tendo sendo destinada uma atenção maior aos bairros carentes, “que é onde está a maior população errante”, diz o veterinário.

-- 3 Notícia --

Nesta semana, a ação da Secretaria se concentrou no bairro São João e de acordo com o responsável técnico do programa deve ser dada continuidade naquela localidade e arredores, levando em consideração a quantidade de animais a serem atendidos.

No caso do São João, Silva explica que com a ajuda dos profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) foi identificado que 95% da população possuiu baixa renda, assim foi realizado o cadastramento no bairro mesmo e recolhidos os animais para as castrações.

-- 4 Notícia --

“A aceitação no São João foi ótima”, pontua Silva ao revelar que boa parte das pessoas que foram abordadas com a finalidade de terem seus animais castrados, aceitaram a iniciativa, e completa, “inclusive vamos continuar com o trabalho no decorrer das próximas semanas. Porque são pequenas quantidades que conseguimos absorver semanalmente.”

Pelo programa, os animais após a recuperação voltam aos seus locais de origem. No entanto, em se tratando de animais errantes, eles podem passar a ser acolhidos por ONG e posteriormente integraram as feiras de adoção.

Aumento de animais de rua

Defensora da causa animal há 30 anos, Tania Maria Caminski Gehlen se elegeu para o Legislativo de Pato Branco levantando a bandeira dos protetores e tutores.

“Está tão ruim [alto] o volume [de animais de rua] do jeito que está”, pontua Tania comentando que ao passar dos anos, o número de animais abandonados se elevou, porém, a situação se agravou ainda mais com a pandemia.

“Não sei o que acontece. Mas piorou muito, as pessoas continuam abandonando animais”, ela ainda alerta para outra problemática, o abandono de animais bastante debilitados, filhotes em vias de óbito, mas também a elevação nos casos de maus tratos.

Se a defensora da causa observa uma situação mais delicada em termos de negligência com animais, por outro ela também diz notar o aumento diário de pessoas que compreendem a importância dos animais

Feira de adoção

Mais uma edição da Feria de adoção de animais está sendo organizada pela Secretaria de Meio Ambiente no dia 14 de agosto, das 9h às 15h, na Planta Garden.

De acordo com o médico veterinário da Secretaria de Meio Ambiente, Fabiano Alves Silva devem ser disponibilizados para a adoção 50 animais, entre cães e gatos, adultos e filhotes.

Segundo o veterinário, a prioridade será para animais castrados, no entanto, assim como nas edições anteriores os filhotes que forem adotados sairão com data marcada para a castração, tudo porque “o objetivo é diminuir o número de animais em situação de rua”, lembra Silva.

Todos os animais que estarão à disposição na feira, são provenientes das ruas, ou seja, errantes, que neste momento estão aos cuidados das ONGs formalizadas no município.

Com relação a responsabilidade dos novos tutores, Silva pontua, “sempre foi feito a acompanhamento dos animais de adoção e nesta feira não vai ser diferente.”

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta