Pato Branco

7ª Regional de Saúde recebe insumos para a vacinação contra a covid-19

Vacina deve chegar nas próximas semanas

Na tarde deste sábado (16), um caminhão da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) passou por Pato Branco. Nele, deixou, sob responsabilidade da 7ª Regional de Saúde, Saneamento e Vigilância Sanitária, um carregamento de insumos para o início da vacinação contra a covid-19. As caixas continham seringas, agulhas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como aventais e protetores faciais. 

Conforme o diretor da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nesello, quatro caminhões como este estão percorrendo o estado do Paraná para a distribuição massiva de insumos. “Mesmo que a gente sempre mantenha o estoque de insumos em dia, esse veio especialmente para a vacinação contra a covid-19. É importante que tenhamos tudo o que se precisa para a efetiva vacinação”, define Nesello.

A previsão é que a vacina chegue nas próximas semanas. Enquanto isso, o chefe da regional de Saúde diz que ainda não se sabe ao certo qual vacina chegará para nossa região, já que o Ministério da Saúde segue em negociação com as desenvolvedoras. “Todas aquelas que a Anvisa liberar e o Ministério da Saúde disponibilizar estaremos usando”, afirma.

Nesello prevê que o período para o cumprimento de todo calendário de vacinação será longo até que se consiga atingir o objetivo almejado. “Contudo, nosso Estado está preparado para iniciar o processo de vacinação. Temos conhecimento e organização adquirido ao longo da história em campanhas de vacinação e, por isso, estamos prontos.

Nosso governador, Ratinho Junior, nos fortaleceu com uma estratégia forte, capitaneada pelo secretário de Saúde Beto Preto”, diz.

Nesello aproveita para alertar sobre a situação ruim em que a região se encontra referente ás taxas de ocupação de leitos hospitalares e de casos, não só no Sudoeste, mas em todo o Paraná. “Nossas unidades básicas de Saúde estão prontas, em todos os municípios, para vacinarmos todos os grupos que serão paulatinamente atendidos, porém precisamos continuar nos protegendo com cuidados necessários, pois será uma longa caminhada. Mas venceremos”, finaliza. 

O caminhão que passou por Pato Branco segue ainda distribuindo insumos para Francisco Beltrão, Toledo, Cascavel e, por fim, Foz do Iguaçu, de onde retornará para Curitiba.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima