Abrace participa de consultoria técnica com Senai Florianópolis

Voluntárias encerram primeira parte da ação iniciando a produção das bolachas natalinas; grupo também já finalizou a confecção das bolachas em homenagem ao frei Policarpo

Ontem (18), o grupo de voluntárias do projeto Abrace encerrou a primeira parte de um processo de consultoria, técnica e avançada, com o Senai Florianópolis. Trata-se de um aprimoramento de produtos, novas técnicas de conservação, proteção de alimentos e manual de boas práticas.

A ação faz parte de uma iniciativa do Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes), através do Fundo de Desenvolvimento Social, e é liderada pelo empresário pato-branquense Cláudio Petrycoski.

Ontem, como conta uma das coordenadoras do projeto, Ana Paula Burin Pastorello, encerrou-se a parte presencial da consultoria. “É um projeto que vai ter validade de um ano. Os nossos produtos vão ser avaliados durante todo esse período. O Senai analisará a questão microbiológica e bactericida, assim como também fará a investigação sobre o tempo de conservação e validade dos produtos”, explicou.

“Por exemplo, hoje, fazemos o molho de tomate e colocamos um ano de validade. Mas, essa análise do Senai vai dizer se ele tem mesmo validade de um ano ou menos tempo. Essa consultoria trará maior segurança alimentar aos nossos produtos”, finalizou.

O Senai Florianópolis foi escolhido para coordenar a consultoria por ser especializado em estudos laboratoriais de produtos alimentícios.

Até o momento, como conta uma das coordenadoras do projeto, os consultores já analisaram o espaço físico do Abrace — situado no pavilhão do bairro Bortot —; a nova cozinha, finalizada em março; e as adequações que precisavam ser feitas no ambiente. “Agora nós temos tudo dentro das normas e técnicas exigidas pela Vigilância Sanitária de Pato Branco e pela Anvisa”.

Bolachas natalinas

As tradicionais bolachas de Natal começaram a ser confeccionadas pelas voluntárias, ainda na tarde de ontem. Neste ano, com nova embalagem, cada lata será comercializada por R$ 35. População que têm interesse já pode fazer seu pedido e garantir sua bolacha.

Bolachas Franciscanas

Nos últimos dias, o grupo de voluntárias finalizou a produção das bolachas franciscanas. Os produtos foram encomendados pela Paróquia São Pedro Apóstolo e podem ser considerados como uma homenagem ao um ano de morte do frei Policarpo Berri — franciscano que viveu a maior parte de sua vida na paróquia em Paro Branco.

De acordo com frei Alex Sandro Ciarnoski, ao todo serão comercializadas duas mil latas, com 24 bolachas cada, pelo valor de R$ 50 a unidade. “As bolachas têm relação com a nossa fé, possuem desenhos que remetem a isso”, explicou, contando que dentro da lata também será entregue uma medalha do frei Policarpo.

De acordo com frei Alex, metade do lucro obtido com as vendas será entregue ao Lar dos Idosos São Francisco de Assis e o restante, será utilizado para a manutenção da paróquia. O frei lembra ainda que, inicialmente, uma quantia já foi destinada ao projeto Abrace, para os custos da produção da bolacha.

A venda das latas ocorre somente na secretaria da paróquia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e no sábado, até meio dia.

você pode gostar também
Deixe uma resposta