Alunos da Rede Municipal voltarão as escolas para avaliação semestral

Este deve ser um primeiro passo, para a retomada ainda no início do segundo semestre, das aulas presenciais escalonadas

Marcilei Rossi com Assessoria

Nessa segunda-feira (21), a Secretaria de Educação e Cultura de Pato Branco anunciou que os alunos de Rede Municipal de Ensino, voltarão para a sala de aula de forma escalonada, a contar da quinta-feira (24), para a realização da avaliação semestral.

Segundo comunicado, a secretaria elaborou um cronograma para permitir que todos os estudantes retornem e participem das atividades, sem gerar aglomeração e seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19. A avaliação, tem como finalidade diagnosticar a aprendizagem dos alunos devido ao período de ensino remoto.

Ainda pelo cronograma [ver abaixo] criado, cada turma terá um dia específico para ir à escola. “Isso permitirá que os estudantes de um mesmo ano sejam distribuídos em mais de uma sala, respeitando a distância mínima por classe”, diz o comunicado.

Também de acordo com a publicação, o retorno neste momento é possível, uma vez que todas as escolas já passaram por sanitização e porque todos os profissionais que atuam nas escolas já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Segundo estudos, a primeira dose já garante uma proteção mínima, embora sejam necessárias as duas doses para a imunização completa.

Retorno às aulas presenciais

Em 25 de maio, duas semanas após a retomada das aulas presenciais escalonadas em Pato Branco, a Secretaria de Educação e Cultura suspendeu as atividades em ambiente escolar, com todos os alunos voltando ao ensino remoto.

Na ocasião, a medida foi tomada levando em conta a alta de casos de covid-19 no município.

Conforme a secretária de Educação de Pato Branco, Simone Painin a avaliação de aprendizagem, além de dimensionar o conhecimento adquirido pelos estudantes, vai possibilitar novas estratégias para o retorno presencial escalonado da Rede Municipal de Ensino, previsto para 21 de julho.

“Vamos voltar com [aulas] escalonadas no segundo semestre, e [essa avaliação] é justamente para isso”, diz a secretária, completando que até o momento não se tem uma avaliação que possibilite de foram real medir o aprendizado dos estudantes, uma vez que tudo o que foi feito até agora, foi de forma remota.

“Em casa, os pais acabam ajudando. Por isso, estamos chamando, para ver realmente em que nível estão esses alunos”, completa Simone.

O movimento de retorno para os ambientes educacionais somente se aplica a Educação Básica, ou seja, alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) permanecem com as atividades remotas.

Acompanhamento psicológico

Também de acordo com Simone, a Secretaria de Educação vem se articulando para atendimento psicológico dos estudantes, levando em consideração o tempo de afastamento das escolas, mas principalmente dando suporte aqueles que perderam os pais para a covid-19. O que somente segundo ela será possível com a retomada das aulas presenciais escalonadas.

Cronograma de avaliações

24 e 25 de junho: Estudantes do 1º ano, durante o horário normal de aula;

30 de junho e 1º de julho: Estudantes do 2º ano, durante o horário normal de aula;

2 e 5 de julho: Estudantes do 3º ano, durante o horário normal de aula;

6 e 7 de julho: Estudantes do 4º ano, durante o horário normal de aula; 8 e 9 de julho: Estudantes do 5º ano, durante o horário normal