Pato Branco

Alunos do colégio Rui Barbosa precisam doações de celulares para assistir aulas online

As pessoas interessadas em realizar a contribuição podem levar até o colégio, ou entrar em contato com a direção

Júlia Heimerdinger

A pandemia tem causado várias dificuldades para a população, e as aulas em formato online é uma delas. A realidade das escolas estaduais mostram que muitos alunos não possuem celular ou internet para acompanhar as atividades, é o caso do colégio Rui Barbosa, localizado no bairro São Cristóvão, em Pato Branco.

De acordo com o diretor do colégio, Gerson Garcia, atualmente a escola possui 400 alunos, destes em média 20 estudantes em situação de vulnerabilidade social não possuem aparelho celular para acompanhar as aulas remotas na pandemia.

Dessa forma, o colégio teve a iniciativa de arrecadar os aparelhos eletrônicos para que os estudantes possam acompanhar as atividades via internet.

As pessoas interessadas em realizar a doação podem levar até o colégio Rui Barbosa, mas caso não consigam entregar no local, também é possível entrar em contato através do telefone (46) 3223-2007 que a equipe escolar buscará o aparelho. Os celulares podem ser usados, mas devem estar em boas condições de uso.

O diretor informa que os alunos que não possuem acesso a celular, estão estudando através dos materiais impressos disponibilizados pelo colégio. “Com o material impresso o aluno perde muito, porque a aula online eles interagem no momento com o professor, quando surge a dúvida e tem essa troca e com o impresso eles não tem essa explicação do professor”, explica Garcia.

Outro problema enfrentando é que muitas vezes o aluno possui o aparelho celular, mas não tem acesso à internet.“Eles se juntam em dois ou três colegas que possuem internet e eles são bem solidários entre eles, e acabam repartindo. Eles falaram assim, se conseguissem o aparelho, eles se viravam com a internet para conseguir acesso”, comenta Garcia.

Outras escolas estaduais

Segundo Iara Lúcia Tecchio Mezono, chefe do Núcleo do Regional de Educação (NRE) de Pato Branco, os outros colégios estaduais do município também apresentam algumas dificuldades referente ao ensino remoto. “A gente sabe através de conversas com os pais que tem alguns filhos que não possuem celular”, acrescentando que essa iniciativa de doação partiu do colégio Rui Barbosa, e pode ser que com isso, outras escolas façam adesão ao programa.

Iara ressalta que os estudantes possuem três alternativas para estudar na rede estadual. Através das aulas online, com uso do celular e internet, ou pelas aulas na televisão, através do Aula Paraná. E também por meio de material impresso disponibilizado por todas as escolas estaduais.

Iara também informa que cada aluno possui seus obstáculos particulares. “Eu não sei quais são as dificuldades de cada aluno, alguns são internet, outros moram distantes das escolas e não tem como buscar as atividades impressas ou outros não tem o aparelho que habilita a televisão”, finaliza.

Mobilização

O Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES) também vem se mobilizando para ajudar os estudantes e lançou uma campanha, pedindo que os doadores disponibilizando também o telefone (46) 99927-0021.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima