Alunos do Sudoeste são selecionados para os Jogos Escolares Brasileiros

Seis adolescentes do Sudoeste foram selecionados para participar dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) deste ano, no Rio de Janeiro, entre 29 de outubro a 5 de novembro.

De Pato Branco, passaram para a fase final três jovens, todos em categorias do taekwondo. Em Francisco Beltrão, uma estudante foi selecionada e disputará medalha no badminton. Já em Dois Vizinhos, dois alunos representarão o estado no vôlei de praia.

Atletas de Pato Branco

Laura Schroll dos Prazeres, com 13 anos, é estudante do sétimo ano do Colégio Estadual Agostinho Pereira; Victória Carolina Bosi, com 13 anos, é estudante do sétimo ano no Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM) em Pato Branco e Gabriel Silveira B de Oliveira, com 12 anos, é aluno no Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças.

Preparação dos pato-branquenses

De acordo com o técnico, também selecionado para a competição nacional, que representará o Paraná na categoria feminino, Claudionei Antônio Correia da Silva, todos já praticam taekwondo há mais de quatro anos, com treinos intensos, de uma hora e meia, quatro vezes na semana.

“Já estão acostumados com competições”, disse, completando que “além do escolar eles também estão classificados para o Super Campeonato Brasileiro, também no Rio de Janeiro.”

Os três atletas que representarão Pato Branco e o Paraná na disputa nacional, são faixa roxa, mas competem na categoria faixa preta.

Agora, selecionados, o técnico conta que fará um “monociclo de treinamento mais específico para o evento.”

De acordo com o Núcleo Regional de Educação (NRE) em Pato Branco esse ano é o com maior número de alunos representando o município.

Entenda os Jebs

Os Jebs são realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, que custeia todos os gastos para a etapa nacional (transporte, hospedagem e alimentação).

A etapa estadual foi realizada entre agosto e início de setembro pelo Governo do Paraná com apoio da FDE-PR e dos municípios. A partir dela chegou-se ao filtro final, que reúne 215 atletas na delegação. Cerca de 40 técnicos e auxiliares técnicos acompanharão os estudantes paranaenses no desafio.

Entre as modalidades estão atletismo, basquetebol, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica e artística, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

Os Jebs de 2021 reunirão mais de sete mil atletas de todos os estados no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Parte das competições servirá como seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que também serão realizados no Brasil.

Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN)

você pode gostar também

Comentários estão fechados.