Carreteando a Saudade homenageia Os Bertussi

Invernadas artísticas relembraram a trajetória dos irmãos Bertussi

Fotos: Eva Marchesi

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Carreteando a Saudade promoveu recentemente uma apresentação artística em homenagem a obra do conjunto Os Bertussi e de seus fundadores. A apresentação aconteceu na sede do CTG, em Pato Branco, e contou ainda com jantar e baile com o conjunto homenageado.

-- 2 Notícia --

De acordo com André Gabrielli, patrão do Carreteando a Saudade, o evento foi chamado de Show Trilogia aos Irmãos Bertussi, e mostrou por meio da música e da dança a trajetória de Adelar e Oneide Bertussi, os fundadores do conjunto que criou o baile como o conhecemos hoje. Segundo André, os grupos tradicionalistas geralmente se apresentavam com gaita, violão e um instrumento de percussão, como o pandeiro. Os Bertussi teriam sidos os pioneiros em adicionar instrumentos como bateria, contrabaixo e guitarra elétrica à composição do conjunto. “Toda música gaúcha deve muito aos Bertussi”, disse o patrão do CTG.

O grupo se separou na década de 70, quando os irmãos seguiram em projetos solo. Anos depois, o grupo voltou a atividade e hoje conta com o músico Gilney Bertussi, filho de Adelar.

-- 3 Notícia --

A apresentação foi encenada pelas invernadas artísticas do Centro, que performaram seis coreografias que ilustraram toda a trajetória da banda e dos irmãos até os anos 70. “(Gilney) relatou que essa foi a melhor homenagem que os irmãos já receberam. Ele ficou extremamente emocionado e agradecido por poder animar um baile onde seu pai e seu tio foram tão brilhantemente lembrados”, disse o patrão do CTG.

Invernadas na homenagem aos irmãos Bertussi (Foto: Eva Marchesi)

Patronagem

-- 4 Notícia --

No fim de novembro foi realizada a assembleia de eleição da nova patronagem do Carreteando a Saudade para o biênio 2022-2023. Os eleitos foram Edson Getten (patrão); Elvis Cegatto (vice-patrão); Rosimar de Lurdes Cadorin Cegatto (secretário); Celso Sbardelotto (segundo secretário); Edevaldo André Gabrielli (Guaiaca – Tesoureiro); Delci de Col (segundo guaiaca).

“A nova patronagem assume com o compromisso de continuar fortalecendo a cultura gaúcha e paranaense, representando nosso município nos festivais e rodeios. O CTG Carreteando a Saudade é o atual campeão paranaense do Festival Paranaense de Arrte e Tradição – FEPART e vai em busca de manter as conquistas”, informou a nova patronagem por meio de nota.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta