Pato Branco

Cemitérios de deverão seguir medidas de prevenção a covid-19 no feriado de Finados

O feriado de Finados, em 2 de novembro, nesse ano acontecerá de uma maneira diferenciada. Devido a pandemia, horários e normas de higienização foram definidas pelas secretarias municipal de Meio Ambiente e Saúde para garantir maior segurança da população que visitará os locais.

O prazo para realizar as limpezas dos túmulos era até terça-feira (27). Também era a data limite para realizar pinturas, construções de capelas, túmulos e jazidos subterrâneos, para conseguir realizar essas obras os moradores precisam de uma autorização, por escrito, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Em razão da pandemia, as celebrações religiosas que eram realizadas nos cemitérios foram canceladas para evitar aglomerações. As missas vão acontecer apenas nas igrejas e capelas da cidade.

A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, ficará aberta durante todo o dia de Finados para que a população possa visitar. As cinco missas que estão programadas, terão início a partir das 8h na segunda-feira de feriado.

As visitas nos cemitérios municipais de Pato Branco poderão ser realizadas a partir das 7h até as 19h, e deverão seguir protocolos de segurança sanitária de prevenção ao covid-19.

No domingo (29), os cemitérios do perímetro urbano permanecerão fechados.

Medidas sanitárias de prevenção

Todo o protocolo de segurança sanitária foi organizado e discutido entre os profissionais da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Saúde. As orientações são destinadas tanto para cemitérios da área urbana como rural, porém os do perímetro rural são de responsabilidade das capelas.

É obrigatório o uso de máscaras e de álcool gel 70 %, é recomendado que pessoas que pertencem ao grupo de risco devem evitar a visitação no dia de Finados.

Não será permitido a entrada de pessoas com sintomas de covid-19 (febre, tosse, dor de cabeça, dificuldade para respirar), também é obrigatório manter o distanciamento social.

É recomendado não realizar cerimônias religiosas comunitárias. Também recomenda-se levar água potável para o uso individual. Todos os resíduos gerados deverão ser depositados nas lixeiras que estão disponíveis nos cemitérios.

Outra recomendação importante, é que a população não utilize recipientes que acumulem água, como maneira de prevenção à proliferação de vetores de doenças, em especial o Aedes Aegypti. Por essa razão será disponibilizado areia para a população colocar nos vasos de flores.

Os servidos estarão presentes nos locais das 7h às 19h orientando o público em qualquer necessidade.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima