Cinco startups do Sudoeste iniciam mentorias com Estônia Hub

Selecionadas pelo Sebrae/PR através de um edital, essas empresas terão um melhor panorama de como funciona o mercado de negócios internacional; startups são de Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos

Na manhã dessa terça-feira (25), cinco startups do Sudoeste, selecionadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para participar de um programa de mentoria remota com a Estônia Hub, se reuniram em Pato Branco para o primeiro contato com a empresa.

As cinco startups são de Pato Branco – Smartcon e Eyhe; Francisco Beltrão – BBA; e Dois Vizinhos – LeadFinder e Azagros. Essas empresas foram escolhidas a partir de alguns critérios como estar situadas no sudoeste do Paraná, apresentar fluência em inglês e possuir um modelo de negócios inovador.

A iniciativa do Sebrae busca apoiar e fomentar empresas de base tecnológica, que possuem produtos em fase de operação ou tração, da região Sudoeste, para alcançar mercados internacionais.

A parceria com a Estônia Hub tem por objetivo replicar as melhores práticas do modelo de transformação da Estônia no Brasil, mostrando os princípios de desburocratização, internacionalização e digitalização, assim como apoiar o processo de internacionalização de empresas por meio das mentorias.

Programa na prática

A partir de hoje (26) até os próximos dois meses, essas startups participarão de uma série de mentorias internacionais, que abordam temas como mercado internacional, tipo de produto viável para o mercado europeu, padrão de competitividade adequado para o mercado internacional e a visão empreendedora e de liderança exigida no exterior.

Ao todo serão 12 mentorias que acontecerão durante dois meses. Ao final deste processo, a startup que demonstrar melhor desenvolvimento no programa será selecionada para uma imersão na Estônia por 20 dias.

Empresas de referência na região

De acordo com Cesar Colini, gerente regional sul do Sebrae/ PR, a ideia do programa é fazer com que o Sudoeste tenha um ‘top dez’ de startups mais preparadas para o mercado internacional. “Sabemos que as startups já nascem com modelos de negócios inovadores, e a inovação não tem barreiras, então quanto mais preparadas para o mundo de um modo geral, melhor para ela e todos os envolvidos na cadeia de valor dessa startup”, reflete, comentando que ideia é selecionar mais cinco empresas ainda neste ano, para ingressar no programa em 2023.

“Ter uma startup bem estruturada e preparada na região, comercializando produtos em mercados internacionais, ocasiona em maior número de pessoas contratadas e em mão de obra mais qualificada. Isso vai criando uma cadeia positiva onde as instituições que formam mão de obra vão se envolver ainda mais e as startups vão gerar novos empregos e renda”, finaliza.

Startup de Pato Branco

Uma das startups selecionadas para o programa de internacionalização é a Smartcon — uma desenvolvedora de software segmentada no mercado educacional situada em Pato Branco.

Segundo Juliano Ferreira Chiapin, sócio da Smartcon, o suporte do Sebrae e a oportunidade de ter acesso a informações e mentorias que facilitam o entendimento de como ingressar no mercado internacional, motivou a empresa a se inscrever no edital do Sebrae de classificação das startups.

“Estamos participando do evento com o intuito de entender quais são os desafios e implicações de abertura de mercado internacional para que possamos ter isso no horizonte. Não é uma virada de chave imediata, evidentemente a empresa precisa se estruturar, mas começa por ter acesso com o conhecimento que o Sebrae fornecerá”, comenta.

A Smartcon é uma startup em funcionamento desde 2017, que conta com 12 pessoas trabalhando, entre sócios e colaboradores. A empresa está situada na avenida Tupi, em Pato Branco.


Juliano Ferreira Chiapin, sócio da startup de Pato Branco, Smartcon, selecionada para o programa de mentorias remotas com a Estônia Hub – Crédito: Divulgação/ Sebrae-PR

Sudoeste – referencia tecnológica

Julio Cezar Agostini, diretor de operações do Sebrae/PR, comenta que a integração com a Estônia Hub representa oportunidades de crescimento, conexões internacionais e aprendizado para as empresas participantes. “Além disso, para nós do Sebrae, é muito importante que as startups se tornem referência na região, pois assim, inspiram outras empresas a seguir o caminho da internacionalização”.

De acordo com Agostini, a região Sudoeste é fundamental para o Paraná quando se fala em tecnologia. Segundo ele, a região trabalha com inovação há pelos menos 20 anos. E por isso, apresenta um sistema bem desenvolvido que vem sendo trabalhado em cidades bem estruturadas.

“O número de startups que surge no Sudoeste é muito maior do que a média per capita do nosso estado. Esse edital, exclusivo para a região, visa exatamente premiar todo esse potencial inovador que esta região tem”, explica.

você pode gostar também
Deixe uma resposta