Clube de Tiro de Pato Branco recebeu etapas do Paranaense

Nos dias 13 e 14 deste mês, o Clube de Tiro de Pato Branco (CTPB), sediou a 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Trap Americano, a Copa Entrevero Noturno, competições vinculadas a Federação Paranaense de Tiro Esportivo (FPRTE).

Seguindo uma série de recomendações sanitárias estabelecidas pela Vigilância Sanitária de Pato Branco, o que incluiu a testagem de todos as pessoas que entraram no clube, também a Federação limitou a participação de 60 atiradores para a etapa.

No Entrevero Noturno, foi a prova que abriu as disputas ainda na noite da sexta-feira. Já no sábado foi a vez das disputas de Trap Americano (tiro ao prato).

O presidente do CTPB, Márcio Colombo lembra que além da recomendação de distanciamento por conta da pandemia, devido a posição dos atiradores em cada pedana (abrigo para os atiradores), já é estabelecido um distanciamento que varia de 1,80 a 2 metros.

Colombo também relatou que no caso da 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Trap Americano participaram das disputas em Pato Branco, atiradores de Cascavel, Francisco Beltrão, Palmas, Dois Vizinhos, Ponta Grossa e Guarapuava.

“Temos observado nos últimos anos um alto nível de competidores” avalia Colombo completando que a grande precisão de disparos foi percebida na etapa de Pato Branco que não apenas reuniu competidores a nível estadual, mas que também disputam o Brasileiro da modalidade, prova o relato feito pelo presidente do clube, “tivemos um grande número de atiradores acertando a maioria dos tiros”.

Mesmo com uma série de legislações que regulamentam a prática do tiro esportivo, o que implica em dizer que atiradores somente podem adquirir armas com 25 anos, e aqueles que praticam com menos idade, devem fazer com equipamentos dos pais, Colombo descreve a modalidade como eclética, uma vez que reúne de atiradores novos que estão iniciando, as mais experientes, uma vez que sempre há a divisão de categorias.

Desafio do aço

Ao término das disputas de Trap Americano, o clube recebeu o Desafio do Aço, prova vinculada a Federação Paranaense de Tiro Prático (FPTP), e é característica pelo uso de armas de cano curto.

Diretor de tiro do CTPB, Ney Tabalipa que coordena as modalidades esportivas do clube, explica que participaram presencialmente 20 atiradores, de diversos municípios do Paraná, outros competiram em seus clubes de origem. Portanto a prova foi mista.

Tabalipa comenta que Pato Branco já recebeu em anos anteriores até 100 atiradores para o Desafio do Ação, e que a quantidade de inscritos neste ano é um número satisfatório, levando em conta o momento de retomada das atividades esportivas devido a pandemia.

Nas disputas da modalidade, o atirador deve passar por pistas, que possuem cinco alvos de ferro, com tamanhos, distâncias e disposições diferentes. É importante acertar os cinco alvos em menor tempo.

O que é o Trap Americano

A categoria de Trap Americano é o tiro ao prato. Nela os pratos são lançados por uma máquina, sendo acionadas por comando de voz do atirador.

Os lançamentos dos pratos acorrem de forma aleatória em uma velocidade média de aproximadamente 68 quilômetros por hora.

O atirador pode pedir o prato com a arma encaixada no ombro e deverá efetuar apenas um disparo por prato.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.