Consultoria analisa projeto de ampliação do aeroporto de Pato Branco

A ampliação da estrutura do Aeroporto Juvenal Loureiro Cardoso em Pato Branco segue sendo analisada. Nesta semana, esteve no município o CEO e da Phenix Aeroportos, Hammer Schimidt, que é o consultor contratado pela Administração para os assuntos de ajuste da infraestrutura do local.

A análise segundo divulgação do Departamento de Comunicação, aconteceu em duas etapas. Na terça-feira (30), reunindo o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Muller, para analisaram itens do projeto.

Atualmente o aeroporto é classificado na Categoria 2C IFR NP, atendendo a operações com aeronave ATR 72-600. Com o ajuste da infraestrutura (novo pátio de estacionamento de aeronaves, nova taxiway e novo terminal de passageiros) o aeroporto passará para categoria 3C IFR NP, podendo receber até quatro aeronaves no pátio, equivalentes ao boeing 737-800.

A operação IFR do Aeroporto, com a aquisição do PAPI e a manutenção do RNAV/GNSS, com o funcionamento pleno da EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo) “representará um avanço na segurança e capacidade de operação do aeroporto de Pato Branco. Esse conjunto de instrumentos facilita o acesso das aeronaves à pista, o que deve diminuir de forma considerável o cancelamento de voos em função do mau tempo”, explica o secretário.

Durante a quarta-feira (31), também foram realizadas análises de projetos.