Pato Branco

Contemplados com a Lei Aldir Blanc se apresentam até 30 de abril em Pato Branco

Obras expostas no departamento de Cultura de Pato Branco - Crédito: Divulgação

O projeto de cada um dos beneficiados com o auxílio emergencial pode ser acompanhado no canal do departamento de Cultura no Youtube

Em Pato Branco as apresentações dos artistas contemplados com a Lei Aldir Blanc seguem até 30 de abril. As atividades, que são uma contrapartida dos beneficiados por receber o auxílio emergencial, estão acontecendo no canal do departamento de Cultura no Youtube. Nesta categoria 30 pessoas foram beneficiadas.

As apresentações na plataforma, que envolvem desde oficinas de arte, artesanato, dança, capoeira até apresentações musicais, são apenas a primeira etapa da devolutiva dos artistas locais, beneficiados com o recurso, ao município. 

Exposição de obras 

Além dos profissionais que se apresentam ao longo deste mês, outros pato-branquenses e instituições do município com vínculo artístico também foram contemplados com a lei. 

De acordo com o departamento de Cultura de Pato Branco, alguns artesãos e artistas plásticos selecionados na Lei Aldir Blanc tinham como contrapartida ao benefício a produção de uma peça para compor o patrimônio municipal. Atualmente, telas e esculturas estão expostas no departamento e podem receber a visitação do público. Depois da pandemia, a intenção é que a exposição seja itinerante.

Pós-pandemia 

Outro público amparado com a Lei foi o dos espaços culturais, como Centro de Tradições Gaúchas (CTG), escola de artes e de dança, entre outros. 

Nesta modalidade, 20 instituições foram contempladas e terão como contrapartida atividades voltadas a comunidade de Pato Branco, porém, somente após a pandemia — isso porque envolvem um grande número de pessoas e atividades presenciais como apresentação teatral; oficina de artesanato, pintura, bonsai, modelagem em argila; aulas com instrumento de sopro, balé, montagem de balões; oficina de edição de vídeo; técnica vocal;  dança; entre outros.  

Recursos financeiros 

No total, Pato Branco recebeu da Lei Aldir Blanc R$ 599.997,49. Esse montante foi dividido em dois editais, um para espaços culturais e outro para o fomento cultural, que contempla as atividades que estão ocorrendo no momento e a exposição das obras no departamento de Cultura.

Atualmente, o município ainda conta em caixa com R$ 160 mil do recurso. Caso não tenha autorização para o usar o dinheiro em um novo edital da Lei neste ano, a verba retornará à União. 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima