Cursos de Administração e Ciências Contábeis da UTFPR alteram a metodologia de ensino

A base dessa metodologia é aplicar situações reais a serem enfrentadas pelos alunos no dia a dia profissional

Aline Vezoli*

Os cursos de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) de Pato Branco passaram por reformulação e agora oferecem aos alunos a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos. Essa foi uma forma encontrada pelos professores de engajar os estudantes no atual momento e aprimorar seus conhecimentos na área, tornando-os profissionais competentes para lidar com situações diversas e principalmente, saber tomar decisões assertivas em momentos de crise.

Os dois cursos, eram os únicos que ainda estavam com um modelo anual de ensino e passam a ser semestrais, acompanhando os demais ofertados pela UTFPR, para se atualizar nos novos contextos de tecnologia e competitividade internacional.

Para fazer essa atualização, o professor do departamento de Administração, Luciano Minghini, conta que foi realizado uma grande pesquisa em cursos de referência nacional e internacional, os professores passaram por treinamento em cima de uma metodologia canadense, e contaram com uma empresa de assessoria para fazer as mudanças necessárias.

Segundo Minghini, a base dessa metodologia é aplicar situações reais, fazendo com que as disciplinas interajam entre si, fornecendo aos alunos problemas que podem ser enfrentados no dia a dia do profissional, forçando-o a procurar por soluções para os desafios.

Ele afirma que o curso de administração já vinha participando de dois projetos baseados nessa forma de aprendizagem, um deles era feito no quarto ano, onde os alunos precisavam organizar uma sessão da Tecsul e da Inventum.

O outro projeto citado por ele é o Gestão Empresarial, atividade que envolve dez disciplinas e atende empresas que precisam de orientações na área administrativa.

Todas essas atividades eram projetos de extensão e passam a fazer parte da grade curricular do curso com esse novo método.

Para o cenário atual, as turmas de administração da UTFPR farão seus projetos de forma adaptada, seguindo o modelo do ano passado, onde a Tecsul foi realizada virtualmente. Nesse ano, alunos vão poder escolher quais projetos estarão envolvidos, a única regra proposta pela universidade é que a atividade seja de cunho social.

Ensino remoto apresentou dificuldades para as mudanças

Todas essas mudanças já vinham sendo feitas pelos professores dos cursos de administração e Ciências Contábeis desde 2019, mas de acordo com Minghini, só foi aprovado durante a pandemia, o que tornou a mudança um desafio ainda maior.

Os professores precisaram migrar todo o conteúdo e mudar a proposta do curso. “Migramos tudo para plataformas digitais e redes sociais, promovemos também a interação com empresários, então esse modelo de educação baseada em competência tem nos ajudado a nos adaptar e já estamos colhendo bons frutos”, afirma Luciano.  

A principal expectativa para os gestores dos cursos é dar ao egresso competência para trabalhar em qualquer região do Brasil e estar apto para adentrar grandes empresas. Outra proposta comentada é ajudar os alunos que se interessarem em fazer intercambio para viver a realidade administrativa de outros países, após o fim da pandemia.

Para o Luiz Fernande Casagrande, vice coordenador do curso de Ciências Contábeis da UTFPR de Pato Branco, ajustar a metodologia de ensino é essencial para as novas demandas do mercado de trabalho. “Pensamos em dar a possibilidade do aluno de ter um currículo mais flexível e assim, melhorar o desempenho, o método que estamos implementando aqui fornece o conhecimento necessário para os estudantes fazerem a diferença em suas áreas de atuação”, afirma.  

O vice coordenador comenta que as adaptações nos cursos são pensadas nos profissionais que serão formados no futuro, pois estarão mais preparados para o mercado de trabalho: “Com esse modelo podemos simular a realidade, é um grande diferencial. ”, diz. “Acredito que vamos ter um ótimo resultado a longo prazo e continuaremos sendo referência a nível estadual e nacional”, finaliza Casagrande.

UTFPR lança programa de planejamento de carreira

Outro projeto aprovado pelo campus de Pato Branco é o Programa de Planejamento de Carreira, que será lançado ainda no mês de abril e será ofertado para todos os cursos.

O programa conta com a parceria de uma empresa de planejamento de carreira de São Paulo, o objetivo da universidade é proporcionar aos graduandos uma capacitação para que ele possa planejar sua carreira a curto e longo prazo.

Todas essas ações são vistas pelos professores dos cursos como uma forma de atrair mais alunos e mantê-los interessados na graduação. “Sentimos o impacto da pandemia e os alunos estão pensando duas vezes antes de se matricular, devido à incerteza de quando voltaremos as aulas presenciais”, afirma Luciano Minghini. “Esperamos que com essas mudanças, no próximo período o número de ingressos nos cursos aumente”, finaliza.

*Com supervisão de Marcilei Rossi

você pode gostar também
Deixe uma resposta