Cultura

Departamento de Cultura realiza Live do Trabalhador em Música neste domingo

Adaptando-se às novas linguagens culturais e artísticas, o departamento de Cultura da Prefeitura de Pato Branco vai realizar um show de música online e ao vivo no próximo domingo (7), à partir das 16h, com transmissão pelo seu canal do YouTube, Pato Branco Cultura
Fazem parte do lineup da Live do Trabalhador em Música Vivi Lyra e Banda, Leo Rocha, Acoustivibe, Guilherme Andreatta e Silvério Simioni. Além de muita música, haverá também um bate-papo sobre música, o trabalho dos artistas, as leis de incentivo cultural, a construção de políticas públicas para viabilizar o trabalho de artistas, entre outros assuntos super importantes de serem debatidos neste período de distanciamento social, quando os artistas têm seu trabalho muito prejudicado.
Conforme a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Eliane Gauze, as lives são uma alternativa aos músicos. “São profissionais (trabalhadores) da música que ‘ganham o pão’ cantando e tocando, então surgiu o conceito ‘Live dos Trabalhadores’. Afinal, eles trabalham para que as pessoas se divirtam, isso sem falar na criatividade, questão emocional, etc.”, reflete.
Será também um momento educativo. “Terá uma parte informativa, para que os artistas saibam como proceder durante a pandemia. Por exemplo, vai ter a participação de uma pessoa da Vigilância Sanitária explicando como os artistas devem proceder”, diz.
O evento conta inda com apoio da Iz Visuais, Centro Musical Fascinação, One Tiger Produções e Ampernet.

Outras áreas culturais
Além da live de domingo, o projeto pretende englobar outros artistas de outras áreas artísticas, mas é preciso estudar uma maneira de adaptá-las também a essa nova linguagem, como a música fez com tanta rapidez. “Estou aprendendo essa nova linguagem, e antes de programar preciso conhecer, sentir, para então propor aos artistas”, resume Elaine. Isso porque, como artista, ela se diz um pouco perdida. “Não estar com pessoas, diretamente com o público, me afeta. Estou contando histórias, gravando, e é muito difícil. Admiro ainda mais os comunicadores de TV e os que ficam atrás dos computadores criando para que o outro veja”, admite a diretora, que também é atriz de teatro. 
Para ela, a internet em si é uma arte. “Creio que todos estão aprendendo, e mesmo quando me sinto ‘pagando mico’, entendo que o que não consigo fazer é parar! E a internet é a ponte, então vou cruzá-la com os demais, aprender a andar sobre ela”. 

Departamento de Cultura
Sobre as atividades do Departamento Municipal de Cultura, Eliane diz que ainda na primeira semana de fechamento chamou a equipe para uma conversa online e decidiram por continuar com as aulas usando recursos digitais, com exceção de balé, pois a professora se aposentou. “Lembro da primeira fala do prefeito: está fechado, e agora? Vamos fazer algo? Entregar os pontos? Não! Ruim foi cancelar espetáculos, e eram muitos, porém estamos realizando diversas ações”, comenta.  
E quando tudo isso passar, Eliane tem certeza que a cultura será mais valorizada, porque está sendo através da arte que as pessoas puderam se inspirar e ter um pouco mais de esperança. 
A diretora lembra ainda que estão sendo lançados muitos editais para produção cultural. “Os fóruns de cultura se intensificaram, e nós faremos um fórum por área cultural já nos dias 15, 16 e 17 de junho”, finaliza, convidando os artistas da cidade para que participem.

Serviço
Live do Trabalhador em Música 

Com a participação de Vivi Lyra e Banda, Leo Rocha, Acoustivibe, Guilherme Andreatta e Silvério Simioni
Domingo, 7 de junho, a partir das 16h
Transmissão através do canal do YouTube Pato Branco Cultura

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima