Dez dias seguidos sem óbitos por covid-19

De quando começou a vacinação até agora, Pato Branco registra no início de agosto, em números, o melhor momento do enfrentamento da pandemia

O Boletim Diário Coronavírus, divulgado pela Secretaria de Saúde de Pato Branco nessa segunda-feira (9), revelou que o início de agosto vem sendo o melhor momento do enfrentamento da pandemia da covid-19, desde que foi iniciada a vacinação.

Até o momento, não foram registrados óbitos por complicações provocadas pelo vírus neste mês de agosto. E mais, o município que atingiu a triste marca de 287 óbitos, em 31 de julho, agora contabiliza dez dias seguidos sem a confirmação de óbito por covid.

Com nove dias sem registras óbitos pela covid, o período de 16 a 24 de janeiro deste ano, não apenas era tido com o momento da expectativa pelo início da vacinação, mas também o intervalo com maior estabilidade nos números de mortes. Naquela ocasião, o município registrava 41 mortes.

Acontece que depois daquele período, com a vacinação em ritmo lento e a proliferação de variantes, houve uma acentuação nos indicadores de casos, e agravamentos.

O município também passa a respirar com relação ao número de casos suspeitos, que em menos de um mês eram superiores a mil, além do registro de superlotação dos leitos exclusivos.

Contudo, autoridades locais, estaduais e nacionais alertam para que não se relaxe nas medidas de enfrentamento da pandemia, uma vez que tal comportamento, somado ainda ao fato de que as campanhas de vacinação ainda estão acontecendo em sua maioria aplicando a primeira dose, e o surgimento das variantes, podem contribuir para uma nova elevação nos indicadores.   

Uma das declarações neste sentido, foi feita pelo secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto destacou na sexta-feira (6), durante coletiva de imprensa em Pato Branco.

No entanto, o secretário estadual fez questão de destacar a importância da vacinação do maior quantitativo de pessoas, para evitar a disseminação do vírus e de suas variantes, ne que no momento atual são motivo de grande preocupação, como é o caso da Delta, que na semana passada foi declarada de transmissão comunitária.

Na ocasião Beto Preto pediu à população para não deixar de cumprir o esquema vacinal e revelou que estimativa estadual aponta que de 2% a 3% da população paranaense não quer se vacinar.

Em ocasiões anteriores, a secretária de Saúde de Pato Branco, Lilian Brandalise também destacou a importância da vacinação e do cumprimento do esquema vacinal para a redução dos casos e principalmente dos registros de agravamentos provocados pelo vírus.

Vacinação

Pato Branco que vacinou até o final de semana, 61% da população que deve ser vacinada contra a covid-19, com a primeira dose. Ainda de acordo com publicação da Secretaria Municipal de Saúde, do total de vacinados, 26,5% já está imunizada, ou seja, tinha recebido as duas doses ou a aplicação única.

Nessa segunda, equipes de saúde aplicaram a primeira dose na população de 34 anos. Contudo, foi anunciado que nesta terça-feira (10), amanhã (11) e na quinta-feira (12), a ação de vacinação segue no município, de forma regressiva por idade, chegando até os 31 anos.

Em todos os casos, moradores dos bairros, devem buscar a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência das 13h às 16h, enquanto que os moradores das regiões centrais podem optar pela Sala de Vacina da unidade central, das 8h às 17h, ou no drive thru, no Parque de Exposições, das 8h às 16h.

Orientação estadual

Uma manifestação da coordenação do Programa Municipal de Imunização, na tarde de ontem, informou que seguindo o memorando Nº 137/2021, emitido no dia 4 de agosto pela Diretoria de Atenção em Vigilância do Estado do Paraná, as lactantes serão vacinadas contra a covid-19 juntamente com a população em geral e de acordo com a faixa etária na qual pertencem.

A coordenação também esclareceu, que o mesmo memorando estadual, aponta para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Contudo, para este público as doses só começarão a ser aplicadas após a conclusão da vacinação da população acima de 18 anos.

O documento orienta ainda para que gestantes que receberam na primeira dose a vacina da AstraZeneca, recebam a segunda dose após 84 dias com as vacinas Pfizer/Comirnaty ou Coronavac/Butanan.

você pode gostar também
Deixe uma resposta