Pato Branco

Dia Nacional do Doador de Sangue recorda a importância de doações

Hemonúcleo de Pato Branco está com urgência de sangue O positivo e O negativo Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Júlia Heimerdinger*

Na quarta-feira (25) foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, esse ano a data é ainda mais significativa, pois segundo a Secretaria Estadual da Saúde devido a pandemia o número de doações de sangue diminuíram. No Hemonúcleo de Pato Branco ocorreu uma redução de 25% nas doações.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue de maneira frequente. As doações regulares são essenciais para manter os estoques de plaquetas.

Pacientes em tratamento de câncer, transplantados, em hemodiálise, pessoas que sofreram acidentes e pacientes que realizaram alguma cirurgia são casos de pessoas que recebem as doações.

O Hemonúcleo de Pato Branco realiza a distribuição de hemocomponentes para os sistemas hospitalares da 7ª Regional de Saúde, totalizando 15 municípios da microrregião que recebem as doações de sangue.

“Esse ano a nossa comemoração está sendo interna dentro da nossa unidade e nós estamos convidando quem já é doador ou quem nunca doou sangue para aproveitar o dia e conhecer mais sobre o nosso serviço e para agendar a sua doação de sangue” convida Sílvia Barbosa Pecin Acosta, coordenadora da unidade.

Segundo Silvia atualmente a urgência de sangue é de O positivo e O negativo, mas ressalta que todos os tipos sanguíneos são necessários para manter o estoque.

O sangue doado é dividido em distintos componentes (hemácias, plaquetas e plasma) assim um único doador pode salvar mais de um paciente. “Essa data é estabelecida para comemorar esse gesto de amor ao próximo, que é a doação de sangue, então apenas com uma doação você pode salvar até quatro vidas, e a melhor forma de comemorar essa data é fazendo a sua doação de sangue” conscientiza Silvia.

Quem pode doar?

Para realizar a doação a pessoa precisa apresentar boas condições de saúde, possuir entre 16 e 69 anos (menor de idade deve estar acompanhado do responsável legal), pesar acima de 50 kg. Além disso, não pode apresentar sinais gripais, tosse, resfriado, febre, coriza. Estar alimentado e descansado também é fundamental.

Pessoas quem tiveram contato com alguém diagnosticado ou suspeito de covid-19, bem como quem retornou de viagem internacional recente, fica impossibilitado de doar sangue por 14 dias. Esse período também vale aos candidatos que apresentam febre ou sistemas respiratórios.

No caso de pessoas que testaram positivo para a covid-19 é necessário aguardar 30 dias após o desaparecimento integral dos sintomas para se candidatar à doação.

Mulheres podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até três doações por ano. Já os homens podem realizar até quatro doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo.

Horário de atendimento

O Hemonúcleo atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, para realizar a doação é necessário apresentar um documento oficial com foto.

Silvia informa que agora o Hemonúcleo possui uma novidade em relação aos agendamentos de doações. Agora também é possível agendar a doação de sangue através do WhatsApp (46) 991363940.

Pelo telefone: 3225-1014, pela página do Facebook do Hemonúcleo de Pato Branco ou pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao também é possível agendar a doação.

* Estagiária do Diário do Sudoeste

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima