Pato Branco

Drive thru da vacinação imunizou 495 crianças em Pato Branco

O drive thru da vacinação ocorreu em frente a Feira do Produtor, em Pato Branco – Fotos: Rodinei Santos/Prefeitura de Pato Branco

A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco realizou na terça-feira (6) e na quinta (8) vacinação contra a poliomielite através de drive thru, para que as crianças não precisassem sair do veículo para receber a imunização.

A ação ocorreu na rua Goianases, junto à Feira do Produtor, e somando os dois dias de atividades, 495 crianças com idade entre 12 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias foram vacinadas.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, enfermeira Emanoeli Agnes Stein, cerca de 5.127 crianças, pertencentes a faixa etária prevista, precisavam ser vacinadas em Pato Branco.

No início da semana ela havia informado que na primeira semana da campanha 390 crianças tinham sido imunizadas. Ela enfatizou que a busca pela vacina ainda está baixa, por este motivo foi feito o drive trhu.

Vacinação continua

A Secretaria informou que as doses continuam sendo aplicadas, de segunda a sexta-feira, na Sala de Vacina Central, das 7h30 às 17h30, sem intervalo para o almoço.

Também estão sendo disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30; na UBS de São João, das 8h às 11h15 e das 13h30 às 16h; na UBS Sede Gavião, às terças-feiras, das 14h às 16h; na UBS Sede Dom Carlos, às quintas-feiras, das 14h às 16h e na UBS São Caetano, às quartas-feiras, a cada 15 dias, das 14h às 16h.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é para crianças de 12 meses de idade até 4 anos 11 meses e 29 dias, bem como, a Multivacinação é para atualização da caderneta de crianças e adolescentes até 15 anos de idade.

No Estado

Em todo o Paraná a imunização contra a poliomielite segue até o dia 30 de outubro. A chefe do programa estadual de Imunização, Vera Rita da Maia, informou que o Estado tem 1.850 salas de vacinação distribuídas nos municípios e cerca de 583.962 crianças na faixa etária preconizada.

Segundo ela, para que a vacinação seja efetiva no estado é preciso atingir a cobertura vacinal de 95% desta população. “Neste momento de pandemia ressaltamos a necessidade das crianças estarem imunizadas; podemos evitar várias doenças e óbitos provocados pela infecção viral”, destacou Vera Rita.

A campanha de Multivacinação oferta 14 tipos de vacinas para crianças e adolescentes. “A estratégia consiste em oportunizar um único momento para que as famílias possam estar imunizadas; temos vacinas contra o sarampo, meningite, rubéola, caxumba, difteria, tétano, pneumonia e diarreia, entre outras; são doenças graves que provocam mortes de crianças e que podem ser evitadas; as vacinas estão disponíveis nestas campanhas”, informou a chefe do programa de imunização paranaense.


Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima