Pato Branco

Enfermeira da UPA 24h recebe a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Pato Branco

Quatro primeiros imunizados em Pato Branco, juntamente com o prefeito Robson Cantu, a vice Angela Padoan e o chefe da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nezello (Crédito: Paloma Stedile)

Após receber as cerca de 1.500 doses, na tarde de terça-feira (19), a Prefeitura de Pato Branco realizou as primeiras imunizações no município, ontem (20), no Largo da Liberdade.

E enfermeira, Eunicia de Souza Lourenço (Nice), foi a primeira que recebeu a dose. Ela é gerente de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24), que é unidade sentinela da covid-19 em Pato Branco.

A servidora, que tem 61 anos de idade, é natural do Espírito Santo. Porém, considera-se pato-branquense, pois há quase 35 anos mora e atua no município.

Outra servidora pública da saúde, imunizada nesse primeiro momento, foi Clarice Maria Bernardo de Almeida, técnica de enfermagem da UPA 24h, que tem 58 anos de idade e atua há 34 na saúde. Ela, inclusive, foi quem aplicou a primeira dose em Nice.

“Estou muito feliz e tranquila, por fazer parte dessa equipe, que me escolheu. É gratificante ter aplicado a primeira dose e também ter sido uma das primeiras a receber. Senti-me muito privilegiada por aplicar na enfermeira, que é uma das minhas chefes na UPA 24h”, declarou Clarice.

Os outros dois profissionais que receberam as doses no Largo da Liberdade foram o médico Roberto Rivas, de 68 anos, que há 27 anos presta serviços ao Município na área da saúde pública; e William Holderied, 41 anos, que é médico regulador e intervencionista do Samu 192.

Conforme a secretária de Saúde de Pato Branco, Lilian Cristina Brandalise, os critérios usados para a escolha desses profissionais foram que “Nice, Clarice e doutor Rivas estão em nosso quadro há muitos anos, prestando serviços à população de Pato Branco. Então, nada mais justo do que esses profissionais representarem os demais. Inclusive, quando eu mencionei a Nice para representar, todos ficaram muito felizes”.

Quanto ao doutor William, ela acrescenta que foi um meio de representar o Samu, “uma vez que o serviço de atendimento tem papel fundamental na urgência e emergência. Por isso, quisemos dar o valor devido que eles também têm”.

Demais doses

Após a solenidade, que contou ainda com as presenças de vereadores; do prefeito Robson Cantu; da vice, Angela Padoan; e do chefe da 7ª Regional de Saúde, as outras 1.468 doses já começaram a ser aplicadas.

De acordo com a secretária de Saúde, Lar de Idosos, Samu, hospitais e UPA estão recebendo as imunizações. “Pensamos que até sexta-feira terminaremos a nossa vacinação dessa primeira dose. Daqui 14 a 20 dias, aguardamos a segunda dose, bem como as demais vacinas para que sejam contemplados os demais grupos”.

Ela informa que cerca de 50 profissionais estão atuando na imunização, os quais precisaram passar por capacitação. “São técnicos de enfermagem, enfermeiros, além do pessoal de apoio para cadastrar as informações no sistema, como nome de quem está recebendo a vacina, CPF, além dos dados referentes a dose”.

Primeira dose

Nice conta que as escolhas pelo seu nome e dos demais colegas ocorreu há uma semana. Contudo, ela ficou sabendo da notícia um dia antes da imunização. “Confesso que foi uma surpresa ser a primeira escolhida. A escolha foi pela secretária de Saúde e pela minha coordenadora geral, Marta Lemes, da UPA 24h. Para mim é um motivo de muita alegria representar a minha classe e a população pato-branquense. Sinto-me muito honrada com esse convite, com essa escolha”.

Ela acrescenta: “Fico contente por saber que estamos dando os primeiros passos para a cura dessa doença tão terrível e temida, que abalou o mundo inteiro, ceifando muitas vidas. Esperamos que não ocorra mais”.

Nice, que não passou pela covid-19, destaca que estão sendo tomados todos os cuidados, seguindo as normas do Ministério da Saúde, “Mesmo assim, estamos tendo aumento de casos. Inclusive, peço à população que cuide, que não baixe a guarda. A vacina veio, mas não ainda para curar. Veio para prevenir, dar início ao caminho da cura”.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima