Entidades se mobilizam para o Dia da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência

A próxima terça-feira (21) será marcada por uma série de atividades por conta do Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. Em Pato Branco, várias entidades e o poder público estão programando ações para conscientizar sobre a importância da data, além da promoção de ações de visibilidade e inclusão das pessoas com deficiência.

Uma das atividades será promovida pela Agência do Trabalhador de Pato Branco, que fará um mutirão para estimular a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

De modo geral, serão feitas atividades de orientação sobre as legislações a respeito do tema, tanto para candidatos a vaga quanto para empresas. Ao longo da semana também serão feitas entrevistas de emprego e orientações na praça presidente Presidente Vargas.

Outra ação será uma motociata, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e outras entidades, como a Associação Iguais nas Diferenças.

De acordo com Angélica Oliveira, presidente do conselho e da associação, a motociata tem início previsto para às 9h, e o percurso inicia em frente ao Hemonúcleo de Pato Branco.

A atividade será integrada a uma campanha de doação de sangue. Ainda segundo Angélica, o objetivo é estimular que os participantes do evento também realizem doações de sangue. “Sabendo da data e de que o hemonúcleo está com déficit de doações, então nós vamos fazer a doação e a motociata neste dia”, explicou a presidente, a respeito da integração das ações.

O roteiro deve seguir até a Escola Municipal Rocha Pombo, passar pela Agência do Trabalhador, pela Escola Carlos Almeida (APAE), no bairro São Vicente, e terminar na sede da Associação Iguais nas Diferenças e da Associação dos Deficientes Físicos de Pato Branco (ADFPS), na rua Altamira, bairro Bonatto.

A participação é aberta a todos os interessados. “A pessoa que se identificar pela causa, pela luta das pessoas com deficiência, que se faça presente no dia que estaremos lá com placas, cartazes referentes a data e a doação de sangue. Se no dia não for possível fazer a doação, pode estar agendando durante a semana”, diz Angélica.

Conferências

Na próxima semana também serão realizadas as pré-conferências para discussão dos eixos de debate da conferência municipal dos direitos da pessoa com deficiência, que deve ser realizada no dia 8 de outubro.

A conferência deverá determinar diretrizes, apurar e validar propostas a serem encaminhadas para a conferência estadual, com o objetivo de criar políticas públicas sobre o assunto.

Os encontros deverão ser realizados conforme o seguinte cronograma: dia 22/09, às 8h30, no Cras do bairro Alvorada; dia 24/09, às 13h30, no Cras do bairro São João; dia 23/09, às 14h, no Creas em conjunto com a Apae; dia 23/09, às 19h15, na sede da União de Bairros, no bairro Bonatto; dia 24/09, às 13h30, na Associação Iguais nas Diferenças.

A participação em todos os eventos, incluindo a conferência municipal, é aberta a toda a comunidade.

Parceria

Na noite desta sexta-feira (17), as associações Iguais nas Diferenças e ADFPS oficializaram uma parceria. O evento também marcou a inauguração simbólica da sede da associação Iguais nas Diferenças, que agora passa a compartilhar espaço com a ADFPS, no bairro Bonatto.

Por meio da parceria, os associados da ADFPS e a comunidade em geral terão acesso a orientações sobre o acesso a diversos direitos das pessoas com deficiência, além da participação em projetos esportivos e terapêuticos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.