Escultura em homenagem a Revolta dos Posseiros é revitalizada

Obra que representa um posseiro recebeu nova pintura

O Município de Pato Branco realizou recentemente a revitalização da escultura em homenagem ao cinquentenário da Revolta dos Posseiros. O monumento que representa um homem segurando uma foice e um revólver está em frente a prefeitura de Pato Branco.

De acordo com Raiana Tavares, chefe do setor de gestão ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, a obra recebeu uma nova pintura, por conta do desgaste da pintura original. Segundo ela, a tonalidade escolhida foi a mais próxima da cor original da obra.

Raiana explica ainda que a mudança faz parte de um projeto de revitalização de áreas arborizadas do município. Mudanças também estão sendo feitas em algumas das rotatórias da cidade, explicou a chefe.

Obra

A escultura foi inaugurada em 2007, como parte das comemorações do aniversário de 50 anos da Revolta dos Posseiros, levante popular que ocorreu em 1957 com desdobramentos em vários municípios do sudoeste.

A obra é do escultor Lucas Cassiani, criada a partir de desenho do artista Eiguel Ribeiro. Com 2,20 metros de altura, a estátua é feita de cimento sobre armação de ferro.

“A gente fez vários desenhos, pesquisou correu atrás de fotos antigas sobre o que aconteceu na época e chegamos a conclusão de fazer um colono que lembrasse as pessoas que lutaram na época. A nossa inspiração foram as pesquisas que fizemos”, disse Eiguel Ribeiro, em matéria publicada pelo Diário na ocasião da inauguração da escultura, em outubro de 2007. Segundo a matéria, a obra custou R$ 3.800,00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.