Franciscanos vão gerir o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo

Na manhã da sexta-feira (11), em uma coletiva de imprensa remota, foi anunciado que a Ordem Franciscana em Pato Branco, passará a gerir o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo.

O processo para que os Franciscanos assumissem a entidade já era articulado desde o ano passado, contudo, no segundo semestre de 2020 um entrave acabou por deixar a gestão do lar com Conselho Metropolitano de Maringá e os Vicentinos, que vem gerindo desde a década de 1980.

Segundo frei Alex Sandro Ciarnoschki, pároco da matriz São Pedro Apóstolo, que atuou diretamente no processo de troca de gestão, os próximos dias serão de transição. Com a atual administração repassando para uma espécie de conselho que deve ser formado, todo o andamento do lar. Ele também emitiu uma nota de esclarecimento.

“Oficialmente a conferência Vicentina ainda responde pelo lar, e em um primeiro momento vamos fazer uma adequação no estatuto”, disse frei Alex falando que este estatuto será o instrumento jurídico “que vai capacitar de fazer algumas mudanças necessárias, as nomeações necessárias.”

De acordo com ele, “este estatuto precisa passar pela análise e aprovação da assembleia Vicentina”. No entanto, enquanto este processo tem andamento, algumas pessoas da Paróquia São Pedro ficarão no mês de junho conhecendo as rotinas, o que inclui também os aspectos técnicos de cuidados com os idosos.

A Secretaria de Assistência Social também vem atuando no processo de transição, em especial no de regularização de documentação dos idosos acolhidos.

“Pretendemos proporcionar mais qualidade no atendimento por parte do Município, especialmente acolhendo idosos que não dispõem de condições para permanecer na família”, explica a secretária de Assistência Social, Barbara Padoan.

Atualmente, o Lar acolhe 35 idosos, que recebem serviços de acolhimento de longa permanência. Com a reestruturação, haverá a possibilidade de atender mais, especialmente os que se encontram em vulnerabilidade social.

Ainda buscando melhorar a qualidade de vida desses idosos, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) vem desenvolvendo ações para o fortalecimento de vínculos, entre os idosos acolhidos que possuem familiares próximos. “Estamos buscando dar um novo olhar sobre a instituição, sobre os idosos que estão acolhidos e os que realmente precisam desse acolhimento”, frisou Barbara.

Nova unidade

A secretária e o prefeito Robson Cantu anunciaram a intenção de construção de uma nova instituição de acolhimento a idosos em Pato Branco. Estrutura que seria edificada na zona Sul.

De acordo com o Executivo, já existe o encaminhamento de recurso [R$ 500 mil] por parte da deputada Leandre Dal Ponte, para a nova estrutura que seria municipal.

Barbara comentou que o desejo é de que a Ordem Franciscana, assuma a gestão também desta estrutura. Ainda segundo a secretária, uma segunda instituição, possibilita a distribuição dos acolhidos de acordo com o comprometimento e demanda de atendimento, que na prática resultaria em uma unidade para idosos que possuem maior independência física e outra para aqueles que necessitam de maior atenção de cuidadores.

Principais demandas

A atual tesoureira do Lar São Vicente de Paulo, Simone Castro pontuou que desde seu início “o lar sempre precisou muito da comunidade, e sobrevivia basicamente de doações. Claro com a ajuda do Poder Público, mas a grande diferença financeira, sempre foi a participação da comunidade.”

Ela destaca que a maior despesa atual no lar é a folha de pagamento dos funcionários e completa que este é um custo que tende a aumentar, por ter um quadro reduzido de funcionários, ser necessária a adequação de contratações.

Ao mesmo tempo, Simone afirma que a comunidade pode ajudar com o que sempre fez, com doações, sejam elas em dinheiro depositado na conta da instituição, — Agência Sicoob 4390 – Conta Corrente 23253-0 – CNPJ: 78.685.518/0001-01; PIX: 78.685.518/0001-01 —, ou ligando na entidade para ter conhecimento de qual a necessidade do momento. Nesse sentido, Simone pontua que doação de fraudas geriátricas e lenços umedecidos são de uso constante e em grande quantidade.

Nota de esclarecimento público – Paróquia São Pedro Apóstolo

A Paróquia São Pedro Apóstolo Pato Branco/Mitra Diocesana de Palmas, Francisco Beltrão, coordenada pela Ordem Franciscana, vem a público agradecer o Conselho Metropolitano de Maringá e os Vicentinos pela histórica atuação de apoio a causas comunitárias e auxílio diferenciado aos idosos. Também pela percepção das expectativas comunitárias e pelo nobre ato de devolver o terreno e a infraestrutura do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, de Pato Branco e a ter ainda a iniciativa de transferir, definitivamente, a gestão diretiva para os Franciscanos, algo previsto, dependendo do Conselho Metropolitano, para ocorrer a partir do dia 1 de julho de 2021.

Diante da nova realidade a Paróquia São Pedro Apóstolo agradece primeiramente aos Vicentinos e a diretoria local e ao Conselho Metropolitano; a Família Rotaria, pelo contínuo apoio na manutenção da estrutura do Lar dos Idosos; aos gestores históricos do Lar dos Idosos que sempre auxiliaram na manutenção e na edificação da estrutura; ao Provopar, aos conselhos do Idoso e de Assistência Social; a Câmara Municipal; a imprensa local;  a Prefeitura Municipal, especialmente a Secretaria Municipal de Assistência Social e ao prefeito Robson Cantu pela disponibilidade em auxiliar e participar deste novo momento; ao Irdes – Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social pelo poder de mobilização comunitária; as famílias de Pato Branco que sempre acreditaram e investiram na viabilização do Lar dos Idosos e as demais lideranças.

Pato Branco pode estar certo da continuidade das atividades do Lar dos Idosos e do esforço coletivo por sua viabilização. Por este motivo a Paróquia conclama toda comunidade a auxiliar mais intensivamente na viabilização da estrutura que historicamente atende nossos queridos idosos e passa por um momento mais difícil, especialmente gerado pela pandemia.

Houve a coragem para encararmos o bom desafio. Portanto fica o pedido da Paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco e das organizações que a apoiam para que haja um esforço comunitário para arrecadação de donativos e, especialmente, recursos financeiros para nosso querido Lar dos Idosos São Vicente de Paulo de continuidade a sua missão de acolhimento.

você pode gostar também
Deixe uma resposta