Pato Branco

Frascos de vidros são doados para banco de leite humano

A entrega dos frascos ocorreu na manhã de sexta-feira (23) – Foto: Divulgação

Na manhã de sexta-feira (23) o Unidep entregou frascos de vidros ao Banco de Leite Humano de Pato Branco, que é vinculado ao Instituto São Lucas. Os vidros são utilizados na coleta de leite materno junto às mãezinhas voluntárias que fazem a doação para ajudar na alimentação de muitos bebês que precisam desse alimento, rico em nutrientes, para se fortalecerem.

A arrecadação dos vidros ocorreu através da Campanha Doe Frascos de Amor, desenvolvida através da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (Coppex) do Unidep e do Gesta Pato Branco – Grupo de Apoio à Gestante e ao Parto Ativo.

Na ocasião, além dos frascos também foram entregues e oficializadas outras ações de relacionamento institucional promovidas pelo Unidep, voltadas à qualidade de vida e bem-estar da população, cartazes da ação “Frases do Bem” e uma cartilha elaborada por alunos e docentes dos cursos de Nutrição e Publicidade e Propaganda.

De acordo com o administrador do Hospital São Lucas, Sérgio Wolker, a ação foi muito bem-vinda porque o banco de leite humano estava com poucos vidros e as doações são muito importantes.

“Estávamos com dificuldades até de deixar prontos os vidros que tínhamos para entregar para as mães doadoras. Estes vidros precisam passar por um processo de esterilização para depois serem entregues às doadoras”, explicou.

Voluntárias

Wolker comentou que cerca de 120 mulheres estão cadastradas no banco de leite humano para fornecer o alimento de forma voluntária. “A coleta é realizada toda quinta-feira pela manhã. É passado na casa das doadoras para recolher os frascos com o leite e deixado o frasco vazio para a próxima semana. Também tem a coleta de mães que estão internadas com os bebês em nossa CTI, que aceitaram também fazer a doação. No entanto esta coleta é realizada diariamente. Também há algumas mulheres que levam diretamente ao banco de leite, porém essas voluntárias fazem a doação de forma mais esporádica”, revelou.

O Banco de Leite Humano de Pato Branco foi inaugurado em novembro de 2018, e de lá para cá vem contribuindo para que cada vez mais bebês possam ser alimentados com o leite materno, que ajuda no desenvolvimento e protege a saúde.

O leite materno é o alimento ideal para os bebês porque supre todas as necessidades nutricionais até os seis meses de idade, evitando problemas como a desnutrição e outros.

Em Pato Branco, o banco de leite funciona no Centro Médico Silvio Vidal, e foi viabilizado por uma parceria do Rotary Club de Pato Branco – Amizade, e o Rotary Club St. Catharines, do Canadá, com a colaboração do Hospital São Lucas.

Desde que foi inaugurado, o banco possibilita que crianças que nascem prematuras ou que têm algum problema ao nascer tenham uma condição de melhoria na saúde o mais rápido possível. “Sabemos que o leite materno é o melhor alimento para as crianças. Agora, com o banco, vamos substituir o alimento em fórmulas pelo leite materno que é muito melhor”, frisou Wolker, na oportunidade de inauguração.

As mulheres que desejarem ser doadoras de leite materno devem procurar o banco de leite humano para fazer o cadastramento. No local há uma equipe multidisciplinar que cuida de todo o processo para que haja segurança alimentar para esses bebês.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima