Frei Policarpo é nominado Protetor do Município de Pato Branco

Lei foi assinada pelo prefeito Augustinho Zucchi nesta segunda-feira (28)

Assessoria

Após aprovação pela Câmara Municipal de Pato Branco, em 17 deste mês, do projeto de lei de autoria do Executivo, nomina Frei Policarpo protetor do município, foi assinado nessa segunda-feira (28), pelo prefeito Augustinho Zucchi. Com a sanção, a Lei 5.681, entra em vigor nesta terça-feira (29), com a publicação em Diário Oficial.

De acordo o projeto assinado por Zucchi, nada mais justo que Frei Policarpo fosse homenageado, pelo seu amor e dedicação ao trabalho religioso, por longos anos junto a Paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco e ao povo pato-branquense. “O presente tributo está revestido de justiça, uma vez que Frei Policarpo foi um pastor especial, temos na lembrança o traçado da benção no ar, bálsamo da dor, força para enfrentar qualquer desafio. Se até alguns dias foi o eleito de Deus aqui, uma ponte entre os pato-branquenses, a partir de agora será nosso intercessor na pátria celeste”, finaliza o documento.

Frei Policarpo

Frei Policarpo nasceu no dia 13 de julho de 1924, em Rodeio (SC). Mudou-se para Pato Branco com 32 anos, em 1956, nos tempos em que a região Sudoeste do Paraná vivia a agitação dos conflitos de terra. Na Revolta dos Posseiros, em 1957, mediou reuniões importantes com agricultores e usava a Rádio Colméia para acalmar os ânimos e pedir paz.

Policarpo foi também um dos idealizadores da Rede Celinauta de Comunicação, e batalhou pela aquisição da rádio FM e pela concessão do canal de televisão da rede. Com sua participação, hoje a rede Celinauta é o maior grupo de comunicação sob coordenação franciscana no país, sendo composta pelas rádios Celinauta AM, Movimento FM e pela TV Sudoeste.

Conhecido pelas suas caminhadas diárias pelas ruas de Pato Branco, o padre criou vínculos sinceros de amizade e, nos seus quase 70 anos de sacerdócio, atraiu inúmeros fiéis, que vinham de outras regiões somente para receber sua benção.

Pato Branco perdeu Frei Policarpo no dia 4 de outubro de 2020, dia de São Francisco de Assis, aos 96 anos. Foram 64 anos da sua vida dedicados a atender e abençoar a população do sudoeste paranaense.