Garimpo da Solidariedade está sendo realizado em prol ao Lar dos Idosos em Pato Branco

O Lar dos Idosos São Vicente de Paulo em Pato Branco está sofrendo dificuldades financeiras por conta da pandemia e seus agravamentos. Por essa razão, a Provapar e a Paróquia São Pedro, com apoio da Assistência Social do município estão realizando um Garimpo da Solidariedade.

Para colaborar com a ação a comunidade pode doar eletrodomésticos, móveis e itens de decoração. “Tudo aquilo que esteja em boas condições de uso, móveis que possam ser usados” destaca Alcioneide Rosa de Oliveira, presidente da Provapar.

As colaborações podem ser realizadas através dos telefones: (46) 999030001 (Provapar) ou (46) 32256000 (Paróquia São Pedro). “As pessoas entram em contato, e a gente agenda para ir buscar ou elas podem levar diretamente no Pavilhão São Pedro”, informa Alcioneide.

A coleta das doações acontece até quinta-feira (24). “A população está colaborando, mas a gente deseja mais, para realizar um bazar bem grande e diversificado”, avalia Alcioneide.

Bazar da solidariedade

Com o arrecadamento das contribuições doadas pela comunidade, será realizado um bazar beneficente, todo o valor arrecadado será revertido ao Lar dos Idosos São Vicente de Paulo.

O bazar vai acontecer na sexta-feira (25) das 14h às 19h30 e no sábado (26) das 8h30 às 19h30, no Pavilhão São Pedro. As vendas serão somente em dinheiro ou por pix.

“Diante das dificuldades que o Lar está passando, e a Provopar sempre foi parceira, a gente trabalha com o voluntariado, então trabalhamos em prol da comunidade”, reflete a presidente da Provapar.

Surto covid-19

O surto no Lar foi relevado em 5 de junho, quando inicialmente dez idosos e dois colaboradores positivaram para a covid-19.Na sexta-feira (18), através de um comunicado público foi notificado que no momento havia 20 idosos positivados com a covid-19 na instituição.

De acordo com o comunicado publicado ontem (22) o número de contaminados subiu para 22 no Lar. Também foi notificado o falecimento do terceiro morador do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo por complicações da doença.

Nova gestão

Em uma coletiva de imprensa remota foi divulgado que a Ordem Franciscana em Pato Branco passará a administrar o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo.

O trâmite para que os Franciscanos assumissem a instituição já estava planejado desde o ano passado. Os próximos dias serão de transição, no primeiro momento será realizado uma adequação no estatuto.

O estatuto passará pela análise e aprovação da assembleia Vicentina, enquanto aguardam o andamento do processo. No mês de junho algumas pessoas da Paróquia São Pedro conhecerão as rotinas da casa, como cuidados com os idosos e questões técnicas.

A Secretaria de Assistência Social também está auxiliando no processo de transição, especialmente na regularização da documentação dos idosos acolhidos.

Neste momento, o Lar acolhe 35 idosos, que recebem serviços de acolhimento de longa permanência. Com a nova reorganização há a possibilidade de receber mais idosos, principalmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Doações

Por razão de todas as dificuldades que a instituição está passando no momento, a comunidade pode colaborar com doações espontâneas.

As colaborações em dinheiro podem ser depositadas na conta do Lar: Agência Sicoob 4390 – Conta Corrente 23253-0 – CNPJ: 78.685.518/0001-01

PIX: 78.685.518/0001-01

Também podem ser feitas doações de fraldas geriátricas e lenços umedecidos, pois são itens de uso constante e em grande quantidade. Para estes itens é necessário entrar em contato com a direção do lar.