Hospitais de Pato Branco não possuem mais leito UTI exclusivo covid-19

A primeira vez que o Boletim Diário do Coronavírus de Pato Branco deixou de apresentar o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid, foi na quinta-feira (20). Quando foi oficializada a desabilitação do São Lucas, junto ao Ministério da Saúde. Já na sexta-feira (21), também foi vislumbrado o descredenciamento dos leitos de enfermaria.

No entanto, o descredenciamento não representa que a população de Pato Branco e da microrregião de abrangência da 7ª Regional de Saúde está desassistida com relação a leitos UTI, uma vez que o Instituto São Rafael, em Chopinzinho segue credenciado para este tipo de atendimento.

Ainda na quinta, a secretária de Saúde de Pato Branco, Lilian Brandalise explicou que “estes leitos eram habilitados pelos Ministério da Saúde”.

A secretária também relatou que no auge da pandemia, procedimentos de média e alta complexidade foram suspensos, e que com a vacinação de um quantitativo considerável e até mesmo uma redução da gravidade dos casos covid, foi autorizado a realização de procedimentos que anteriormente estavam suspensos, o que por consequência resultou na ocupação de leitos antes exclusivos covid.

Lilian pontuou ainda que “se precisar de leito UTI covid, o paciente será encaminhado a Chopinzinho, que lá tem dez leitos habilitados pelo Ministério da Saúde para atendimento covid”, ela ainda pondera que “acompanhando os casos, e percebendo que aumentam a necessidade de leitos UTI, que isso não se reverta”.

Boletim

O boletim divulgado na sexta-feira pela Secretaria de Saúde voltou a apresentar mudanças com relação aos leitos e suas ocupações.

Pelo novo demonstrativo, somente vai ser divulgado o número de pacientes internados, indiferentemente a modalidade, em qualquer hospital credenciado junto ao Sistema Único de Saúde, e portanto, ao Ministério da Saúde.

você pode gostar também
Deixe uma resposta