João Miguel Neto disputa Torneio Internacional de Taekwondo no Rio

O pato-branquense João Miguel Neto, patrocinado pela Atlas Eletrodomésticos, será um dos representantes do Brasil no Torneio Internacional de Taekwondo, que será disputado neste fim de semana na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. A competição reunirá cerca de 20 países, incluindo atletas já garantidos nos Jogos Olímpicos.

Divulgação
João Miguel Neto segue na luta por uma vaga olímpica

A delegação brasileira será formada por 22 lutadores. Rafaela Araújo (57kg), João Miguel Neto, Leonardo de Moraes (58kg) e André Bilia (+80kg) são os principais destaques do país na competição e estão na disputa por uma vaga olímpica.

Como país-sede, o Brasil tem direito a outras três vagas: duas no masculino (categorias 58kg e +80kg) e uma no feminino (57kg). O processo teve início com a seletiva olímpica aberta, ainda em dezembro, em João Pessoa. Em seguida, os campeões disputaram a primeira seletiva fechada, em janeiro, em Santos, quando foram definidos os 11 atletas que disputarão a vaga olímpica em uma segunda seletiva fechada: Natalia Diniz e Talisca Reis brigam pelo posto de reserva de Iris na categoria -49kg. Rafaela Araújo, Julia Vasconcelos e Talita Djalma (57kg), João Miguel Neto, Leonardo Moraes, Venilton Teixeira (58kg), André Bilia, Maicon Siqueira e Guilherme Felix (+80kg) são os candidatos às vagas disponíveis.

O próximo passo para a definição dos nomes, que seria neste mês de fevereiro, foi adiado e deverá ser realizado no início de março. Com a participação de quatro atletas nas Olimpíadas, a expectativa da confederação é de conquistar duas medalhas. A grande vantagem do Brasil é disputar em casa. Estamos falando de Olimpíada, que é a nata de todos os esportes, então temos que respeitar os atletas, mas acredito que competir ao lado da torcida será o grande diferencial, acredita Carlos Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).

O evento-teste de taekwondo terá as primeiras lutas neste sábado (20), com as categorias 49kg (feminino) e 58kg (masculino). No domingo (21) entram em ação os atletas do 57kg (feminino) e do +80kg (masculino).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima