Pato Branco

JoArte começou sua programação nessa semana

Oficina tapeçaria em ponto casa caiada e ponto rosinha que aconteceu nessa segunda (26) que foi mediada por Maria Julia Cassol - Foto: Divulgação

O JoArte – Literatura e Arte Biblioteca Joana Corona começou suas atividades no ano de 2016. Nesse ano, a 5ª edição do JoArte está acontecendo de maneira remota, devido a pandemia de covid-19. A programação acontece de 26 de a 4 de novembro, em colaboração com o CEU das Artes de Pato Branco e a TecSul.

Segundo Hieda Maria Pagliosa Corona, coordenadora do projeto JoArte, o principal objetivo do projeto é garantir que a cultura se mantenha viva na cidade. “Proporcionar espaços de realização de atividades culturais, voltadas para a poesia e literatura, música, artes plásticas e visuais, teatro e dança, como forma de fomentar processos educativos e de vivências artísticas, direcionadas a toda a comunidade, para crianças, jovens, adultos e idosos”, relata a coordenadora.

Nessa edição, em média, 70 pessoas estão envolvidas na realização das atividades culturais. Segundo Hieda estima-se um público acima de 600 pessoas nessa modalidade online.

“Nesse ano, em função da pandemia com as preocupações com a saúde e a vida das pessoas, a opção foi pela modalidade a distância e possibilitou a expansão do acesso”, comenta a coordenadora e ainda acrescenta que toda a equipe do JoArte está agradecida pela receptividade de todos, mesmo nessa edição remota.

Programação da semana

De 26 de outubro a 4 de novembro acontece a mostra fotográfica “O pôr
do sol que cai sobre meus olhos”. A mostra será dividida em duas partes, a primeira é destinada para as inscrições e submissões das fotografias. A segunda é através de uma mostra on-line, a votação ocorre de 1 de outubro a 3 de novembro. O resultado será no dia 4 de novembro, às 17h30.

Na segunda-feira (26) aconteceu a oficina de contação de histórias, com o tema “Eu conto, tu conta, nós contamos”. Na segunda também começou a oficina de tapeçaria em ponto casa caiada e ponto rosinha.

Nessa terça (27) das 17h30 às 18h30 começou a oficina de camisetas tie day, e no dia 3 de novembro acontece a finalização com a secagem e lavagem das camisetas.

Na quarta-feira (28), das 19h às 19h30 acontecerá a exposição audiovisual    “Leia Mulheres”, vídeo criado pelas integrantes do clube de leitura Leia Mulheres de Pato Branco relatando experiências e vivências.

Na quinta-feira (29), das 14h às 15h30 acontecerá o Sarau sobre a Cosmologia Afro-indígena. No mesmo dia, das 19h30 às 20h terá uma live com Guego Faveti, músico e compositor.

Na sexta-feira (30) terá uma perfomance sonora e visual Corona Fita K7 com os artistas MV Hemp. Após terá uma roda de conversa sobre o processo da perfomance. Também na sexta-feira, às 19h, haverá videoclipe da banda The Bulho.

No sábado (31), está previsto um concurso de poesia falada, todos os gêneros da poesia serão contemplados. A premiação para o primeiro lugar será no valor de R$ 200 e livros. O segundo lugar, contará com o prêmio de R$ 75 e livros, e o terceiro lugar ganhará livros. Todas as regras e etapas do concurso está disponível no site da TecSul ou pelo e-mail do JoArte.    
Também no sábado, às 16h acontecerá uma live com músicos e cantores do CEU das Artes de Pato Branco. Às 19h terá uma apresentação da peça “O longo adeus!”, do grupo de teatro Artífice. A transmissão será realizada pelo Zoom e Youtube. Na semana seguinte, o evento continua com mais atividades, encerrando na quarta-feira (4). Todas as atividades serão transmitidas pelo canal YouTube do JoArte. Mais informações através do e-mail: [email protected]

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima