Mestrado em Letras tem inscrições prorrogadas

As inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da UTFPR, campus Pato Branco, foram prorrogadas até o dia 10/10. De acordo com o edital de prorrogação, publicado no site da universidade, este é o prazo final para as inscrições feitas pela internet, o primeiro passo do processo de seleção.

Ainda de acordo com o edital, o processo envolve a homologação de inscrições, a divulgação do resultado da primeira etapa da proposta de pesquisa, cronograma de bancas, envio de currículos, prazos de recursos, entre outras etapas. O resultado final deve ser divulgado em 26 de novembro. Todos os editais do processo estão disponíveis no site do curso (www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-letras).
De acordo com a coordenadora do PPGL, professora doutora Taisa Pinetti Passoni, o curso dialoga principalmente com a área de licenciatura e Letras. “Mas nós também recebemos alunos de outras áreas das humanidades. Por exemplo, Direito, Ciências Sociais Aplicadas, da Psicologia, da Pedagogia”, lista a coordenadora, sobre algumas das outras áreas.

O programa possui ao todo 14 vagas, sendo nove para a linha de pesquisa “Literatura, Sociedade e Interartes”, e seis para a linha de pesquisa “Linguagem, Educação e Trabalho”.

Segundo Taisa, na linha “Literatura, Sociedade e Interartes” é possível desenvolver trabalhos sobre literaturas em diferentes línguas. “Os professores também trabalham com o diálogo da literatura com diferentes artes, como o cinema, a televisão, a música, além de diferentes gêneros literários. E também temos trabalhos especificamente com o estudo da tradução literária. Quando falamos de literatura falamos de diferentes gêneros literários, temos professores que trabalham com romance, com poesia, com teatro, então é bem abrangente”, detalha.

Já a linha “Linguagem, Educação e Trabalho”, trabalha especificamente aspectos da linguagem. “Falamos de linguagem enquanto discurso e também sobre línguas. Então no programa temos orientadores que trabalham com a língua materna, o português, e orientadores que trabalham com o inglês como língua estrangeira. E há muitos trabalhos voltados a análise do discurso e também com relação a educação e formação de professores”, explica a orientadora.

Ainda segundo Taisa, o programa também costuma oferecer de duas a três bolsas de financiamento de pesquisa para estudantes sem vínculo empregatício. A concorrência é feita por um outro processo, porém, ela destaca que a nota da seleção de ingresso no curso é o primeiro critério na concorrência pelo benefício.

-- 2 Notícia --

Aulas
O processo de seleção para o mestrado em Letras do campus Pato Branco será todo online. O calendário do ano de 2022 ainda não foi divulgado pela universidade, mas segundo Taisa as aulas costumam começar em fevereiro ou março.
As aulas de todos os cursos da área de letras do campus seguirão de forma remota até dezembro. Porém, existe a possibilidade de que algumas atividades voltem a ser presenciais em 2022.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.