Município reforça importância da vacinação contra a gripe

O aumento de pessoas que procuram atendimento de saúde com sintomas de gripe (influenza) tem preocupado as autoridades sanitárias. Segundo informações do Município de Pato Branco, o número tem crescido recentemente e em dezembro foram confirmados nove casos de Influenza A, causadas pelo vírus H3N2.

-- 2 Notícia --

Porém, a quantidade de infectados pode ser maior. “Esse número é feito por amostra. São realizadas cinco coletas por semana na UPA. Então possivelmente tem muito mais casos, porque não é coletado de todos”, explica Tatiany Zierhut, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Município, sobre os testes que identificaram os casos.

Esse contexto aliado ao da pandemia de covid-19 acendeu o alerta para a possibilidade de sobrecarga do sistema de saúde. “A nossa preocupação no momento é o quantitativo das pessoas que são sintomáticas”, completa Tatiany.

-- 3 Notícia --

O número de casos confirmados de covid-19 aumentou consideravelmente no período de 24 horas. Nos dias 01, 02 e 03 de janeiro foram 14 novos casos. O número saltou para 40 nesta terça-feira (4). As informações são dos boletins diários de monitoramento dos casos, divulgados pela prefeitura. Apesar do aumento, não houve internações em leitos de UTI e de enfermaria, tanto pediátricos quanto adultos.

Segundo Tatiany, a orientação é para que pessoas com sintomas como febre, dor de cabeça, dor de garganta, dor no corpo, tosse e coriza procurem o atendimento de saúde, para a realização do tratamento adequado para cada tipo de diagnóstico.

-- 4 Notícia --

O isolamento está sendo feito também para casos de influenza, com o objetivo de reduzir a circulação do vírus. “Estamos testando para covid, pois não temos o teste para a influenza. A pessoa negativando para covid o médico entra com a medicação, vai precisar fazer isolamento, etiqueta respiratória, uso de máscara, igual para covid”, explica Tatiany.

Vacina

Por conta do aumento de caso, o Município reforça a importância da campanha de vacinação contra a gripe, que segue disponível em todas as Unidades de Saúde e na Sala de Vacina Central.

“No ano passado, devido a campanha de vacinação contra a covid-19, muitas pessoas optaram por não tomar a vacina contra a gripe, pois na época era recomendado intervalo de alguns dias entre um tipo de vacina e outra”, explicou a coordenadora de imunização de Pato Branco, Emanoeli Stein, por meio de assessoria de imprensa.

A imunização é feita em dose única e está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. “A vacina é para todos que não foram imunizados contra a gripe em 2021. Inclusive, quem tomou a vacina contra a covid-19 não precisa aguardar alguns dias para tomar a contra a influenza. A imunização é muito importante, pois previne os sintomas graves da doença, além de proteger”, complementou Emanoeli.

Prevenção

Os protocolos de prevenção a influenza são os mesmos para a covid-19, ou seja: higienização das mãos, com reforço de álcool em gel e o uso de máscaras. Evitar aglomerações e manter o distanciamento social segue sendo uma recomendação.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta