Pato Branco

Nos três primeiros meses do ano já foram 351 MEIs abertos em Pato Branco

Ao todo são 4.344 MEIs registrados em Pato Branco -Crédito: Assessoria PMPB

Júlia Heimerdinger

A procura na Sala do Empreendedor em Pato Branco é grande desde o começo do ano, seja presencialmente, ou através do telefone ou e-mail. A busca intensa é justificada pela crise da pandemia, e consequentemente, o desemprego.

De acordo com Marinalda dos Santos, Agente de Desenvolvimento, até o momento já foram 351 Microempreendedores Individuais (MEIs) registrados em Pato Branco, ela confirma que esse número aumentou comparado com o ano passado.

Marinalda acrescenta que os ramos que mais tiveram procura foram na construção civil, destes 657 como pedreiro e 315 como pintor. Comerciante de vestuário também foi um campo que se destacou com 395, e, por fim, salão de beleza que totaliza 392 MEIs.

Em janeiro de 2020 foram 60 microempreendedores contabilizados no município, já no mesmo mês desse ano foram 150, o que representa um aumento de 60%. Em fevereiro do ano passado foram totalizados 74 MEIs, já em fevereiro desse ano o número aumentou para 138.

Ao todo são 4.344 MEIs registrados em Pato Branco. Em 2020 foram mais de 14 mil atendimentos na Sala do Empreendedor, até o momento em 2021 já foram contabilizados mais de quatro mil atendimentos.

Desemprego

O desemprego é um problema recorrente no Brasil, e em virtude da pandemia os números aumentaram, sendo uma das razões da abertura de MEIs. “A necessidade faz com as pessoas abrem um MEI seja através de um contador, em casa ou na Sala do Empreendedor. Muitas pessoas estão desempregadas, e estão procurando uma forma de ganhar dinheiro”, destaca Marinalda.

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em Pato Branco, em janeiro desse ano foram 1.277 demissões contabilizadas no município, e no mês de fevereiro o número aumentou para 1.390 rescisões trabalhistas.

Como abrir um Mei?

A abertura para ser um microempreendedor individual pode ser realizada pela internet, através do site www.portaldoempreendedor.gov.br, ou pela Sala do Empreendedor, junto com a Prefeitura de Pato Branco.

“A Sala do Empreendedor agiliza o processo de formalização de empresas, legaliza sem burocracia e despesas e não há necessidade de contratação de contador para abrir um MEI”, informa Marinalda.

Para abrir um MEI é necessário ser maior de 18 anos, não é permitido ser sócio em outra empresa, nem aposentado por invalidez. O limite de faturamento para microempreendedores individuais é de R$ 81 mil por ano, e ainda pode registrar um funcionário.

Depois da abertura da empresa, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é encaminhado para órgãos competentes, como fiscalização, vigilância sanitária, bombeiros, meio ambiente.

“Para ficar pronto o processo depende muito da atividade do MEI, caso for ponto de referência em torno de 15 dias fica pronto se tiver tudo certo nos órgãos. Demais atividades em torno de 20 dias”, comenta Marinalda.

É necessário, documentos pessoais para realizar a abertura do MEI, para mais informações entrar em contato com a Sala do Empreendedor, através do telefone 46 32201574, ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima