Pato Branco

Parques da cidade estão funcionando de maneira segura

A primeira etapa da reabertura dos espaços públicos de esporte e lazer aconteceu no final de semana do dia 12 de setembro em Pato Branco, incluindo o Largo da Liberdade, a pista anexa ao Ginásio Dolivar Lavarda e o Parque do Alvorecer – Parque Estadual Vitório Piassa.

Estes espaços, assim como outras praças esportivas, pistas de caminhada e de lazer foram interditados logo no primeiro decreto de enfrentamento a covid-19, assinado em 17 de março.

Para que os espaços, que a um mês voltaram a receber público, fossem reabertos, uma série de medidas de prevenção foram estabelecidas e estão sendo seguidas conforme protocolo de segurança, e a capacidade máxima de cada espaço está sendo respeitada.

Parque do Alvorecer

Foto: Vilson Bonetti

O Parque do Alvorecer após seis meses fechado, retornou suas atividades, tendo em média duas mil e cinquenta pessoas por final de semana. O parque foi entregue a comunidade em março de 2017, e sempre teve um fluxo intenso.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Antônio Cezar Soares, o fluxo mais intenso acontece nos finais de semana, sobretudo no domingo. O horário de maior procura ocorre no final da tarde, durante a semana. E nos finais de semana nas primeiras horas do dia e mais ao final da tarde, quando o clima está mais fresco para a realização das atividades físicas.

O protocolo que foi estabelecido na abertura do parque, segue em pleno funcionamento. Há sinalização na entrada, para evitar aglomerações e manter o distanciamento necessário. Três colaboradores estão medindo a temperatura de todas as pessoas, álcool em gel disponível para uso. E o uso da máscara é indispensável para entrar no parque.

As orientações também ocorrem de forma verbal, com paneis explicativos e mídias impressas, a fim de orientar e conscientizar as pessoas sobre as medidas de higienização e distanciamento social durante o período dentro do parque. É indicado que cada pessoa, permanece em torno de uma hora e meia no local.

O parque é uma unidade de conservação, tendo flora, fauna e recursos híbridos. Soares ressalta que por essa razão, as pessoas que frequentam o parque possuem uma conscientização maior, e estão cumprindo com as medidas de prevenção, e também mantendo o parque conservado. “O pato-branquense está de parabéns, porque as pessoas que visitam o parque do Alvorecer têm tido a conscientização nesse cuidado. A questão do acondicionamento do lixo e não intervir na vegetação,” declara o secretário e acrescenta afirmando que a população abraçou o local como um ponto turístico na cidade.

O espaço físico é amplo e após a abertura da segunda via, a Trilha do Quati, que é uma trilha de 3,400 metros, oferece tranquilidade para as pessoas realizarem suas atividades físicas com bastante segurança. Não é permitido levar alimentação e bebidas e praticar atividades físicas coletivas.

O horário de funcionamento do parque é das 7 h às 21 h, exceto nas segundas-feiras que abre às 16 h às 19 h para realizar a manutenção da localidade.

Largo da Liberdade

A movimentação está acontecendo de maneira tranquila desde a abertura, cerca de cento e oitenta pessoas por dia, com um fluxo maior no início da semana no período das 16 h às 20 h.

Segundo Fernando Henrique Mayer, coordenador do Centro de Desenvolvimento de Esporte e Lazer (Cedel) os objetivos das duas etapas da reabertura são focados na atividade física. Há um bom movimento aos finais de semana também, mas a procura acaba sendo maior nos dias de semana à noite.

O Parque do Largo da Liberdade possui um posto de controle em sua entrada, onde é conferida a temperatura de todos os frequentadores. Além disso é feito o controle de fluxo das pessoas, através de um aplicativo de contagem e sinalizado através de um display indicativo com as cores verde, que há vagas no espaço, e vermelho indicando que o local está lotado ou fechado. Ainda existe na entrada banner informativo sobre o que é permitido, dias e horários. O uso de máscara é obrigatório durante todo o período e álcool em gel está a disposição na entrada.

“A população está consciente e aos poucos voltando a frequentar os espaços públicos de forma gradual e ordenada, sabendo que todas estas medidas são estabelecidas pensando na saúde e segurança de todos” afirma Mayer e complementa explicando que a recomendação é de frequentar os espaços por até uma hora, para que não haja formação de filas e aglomeração, já que é permitido o número máximo de cem pessoas.

O horário de funcionamento do parque permanece o mesmo da data de reabertura, de segunda a sexta-feira das 7h às 10h e das 16 h às 20h. Aos sábados das 7h às 10h e das 15h às 18h. Aos domingos das 15h às 18h. Em caso de chuva os espaços são fechados.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima