Pato Branco

Pato a Jato está no top 5 de competição da Shell

Membros da equipe com o protótipo usado em competições. Neste ano, evento aconteceu on-line

A equipe Pato a Jato, formada por acadêmicos da UTFPR, Câmpus Pato Branco, está entre os times mais bem ranqueados em torneio da Shell Eco-marathon, competição internacional de eficiência energética. De acordo com a Matheus Chettino, gerente administrativo da equipe, a Pato a Jato está no top 5, dividindo a terceira posição com outras equipes.

Neste ano, o tradicional evento estava programado para acontecer em março. Porém, por conta da pandemia de Covid-19, o evento foi cancelado. Recentemente, os organizadores anunciaram uma edição virtual, onde os participantes desenvolvem e submetem projetos e tarefas de forma remota.

O resultado da primeira etapa, a Pitch the Future, foi divulgado esta semana. Chettino explica que na primeira fase havia desafios voltados ao desenvolvimento de soluções para redução de emissão de carbono. A Pato a Jato participou de dois desafios, voltados para veículos de passeio e de transporte de cargas. “Cada etapa vai somando pontos, e colocando as equipes em um ranking”, detalha o gerente, sobre a pontuação do torneio.

A próxima etapa será uma inspeção técnica virtual. Informações sobre a etapa ainda não foram divulgadas pela organização. Em março deverá acontecer a etapa de off tracks, onde são apresentados planos escritos, de áreas como segurança, economia, marketing e comunicação, design, entre outros. O resultado final deve ser divulgado em maio.

Registro

Em 2021, a Pato a Jato deve lançar um novo projeto, uma revista que servirá como registro da história da equipe. O time é formado por acadêmicos de diferentes cursos da UTFPR, que trabalham na pesquisa e desenvolvimento de protótipos de eficiência energética.

O gerente explica que o material será importante não apenas para preservar a memória, mas também servirá como portfólio da Pato a Jato. Ele adianta que o material deverá trazer nomes de participantes, patrocinadores, e também de protótipos e histórico da participação em competições, entre outras informações. A intenção é publicar a revista em junho de 2021.

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