Pato Branco

Pato Branco contará com mais uma linha aérea

Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso em Pato Branco - Crédito: Rodinei Santos/ Assessoria PMPB

A previsão é de que até em 40 dias uma nova companhia passe a atuar no Município com linhas entre Pato Branco a Curitiba e Londrina

Em no máximo 40 dias, Pato Branco contará com mais uma companhia aérea operando no Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso. Já com autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar voos, a Aerosul, empresa de Arapongas, ofertará linhas de Londrina a Pato Branco, com passagem por Curitiba e de Pato Branco a Londrina, também com parada na capital.

Nesta semana, secretários e prefeito devem participar de uma reunião, online, com a companhia aérea para definir questões de infraestrutura necessárias para a operação da empresa em Pato Branco. A previsão é de que o encontro ocorra na quinta ou sexta-feira.

Conforme Cláudio Arcídio Muller, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, a reunião já deviria ter acontecido na semana passada, porém, devido a covid-19 foi preciso adiar para esta semana. “Vamos ouvir da empresa como desejam operar, quais são as tratativas para aprofundarmos mais a questão”, disse explicando que ainda, entre prefeitura e companhia aérea, não há nenhuma certeza de prazos e operação. “Sexta ou segunda-feira já terei mais notícias.”

Voos

Em contato com o diretor de operações da companhia, Jamisson Barreto, o Diário do Sudoeste obteve a informação de que os voos no município devem ocorrer de segunda a sexta-feira. Segundo ele, ainda não existe um horário definido para o transporte, porém a expectativa é de que o avião saia pela manhã de Londrina, passe por Curitiba e chegue em Pato Branco antes do meio dia e no fim da tarde retorne pelo mesmo percurso.

Valores

Até o momento, conforme Barreto, não há previsão de quanto custarão as passagens aéreas, tanto de Pato Branco a Curitiba quanto de Pato Branco a Londrina e vice-versa. Como ele explica, uma análise está sendo realizada pela empresa e, nos próximos dias, já serão divulgados valores.

Infraestrutura necessária

Para operar no município, a Aerosul precisa apenas de um guichê para realizar check in e desembarque. Para essas tarefas, serão contratadas duas pessoas.

Relembrando

Até o momento, apenas a Azul Linhas Aéreas tinha autorização da Anac para operar no aeroporto em Pato Branco. Com a aeronave ATR – 72, a empresa tem capacidade para transporte de 70 pessoas. Porém, desde o início da pandemia, os voos da companhia, que sempre eram lotados na linha Pato Branco/ Curitiba e Curitiba/Pato Branco, estão suspensos e sem uma previsão para retorno.

Aeronave

O avião que realizará as linhas em Pato Branco é o Cessna Grand Caravan — mesmo modelo utilizado até ano passado no Aeroporto Municipal Dr. Paulo Abdala em Francisco Beltrão.

A aeronave, segundo a própria companhia, tem capacidade para levar até nove passageiros por voo e possui grande capacidade para transporte de cargas.

Aeronave Cessna Grand Caravan tem capacidade para transportar até nove pessoas
Crédito: Divulgação
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima