Pato Branco deve retomar aplicação de primeira dose contra a covid na segunda-feira

Com a chegada de nova remessa de imunizantes contra a covid-19 na quinta-feira (15), em Curitiba, o trabalho da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) na sexta-feira (16), foi para fazer com que as doses chegassem às 22 Regionais de Saúde.

Segundo informações repassadas pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Pato Branco, no mais novo repasse de imunizantes, foram destinadas 1.495 doses da vacina contra a covid-19.

Assim, a vacinação que foi interrompida na terça-feira (13), por falta de doses para a primeira aplicação, deve ser retomada na segunda-feira (20), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Na segunda, o público alvo são pessoas com 40 anos, e já na terça-feira (20), a população com 39 anos.

Conforme a secretaria, pessoas com 41 que não conseguiram receber a dose na terça, gestantes e puérperas também poderão se vacinar.

Locais de vacinação

Com a observação de que “a vacinação ocorrerá enquanto tiver doses disponíveis”, a imunização está agendada para o drive-trhu no Parque de Exposições, das 8h ás 16h20, para atender moradores do Centro, La Salle, Parque do Som, Jardim Primavera, Jardim das Américas, Bancários, Sambugaro, este grupo pode procurar a Sala de Vacina Central, das 8h às 17h.

Contudo, o pedido é que para evitar aglomerações, seja dada preferência para a vacinação no parque.

Por sua vez, moradores dos bairros, devem comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência das 13h às 16h30.

Em todos os casos é necessário a apresentação de comprovante de residência, CPF, RG e carteira de vacinação. Gestantes e puérperas ainda devem apresentar junto com esta documentação a prescrição médica, conforme nota técnica divulgada pela Sesa.


Segunda dose

Já neste sábado (17), a Secretaria de Saúde de Pato Branco realiza a aplicação das segundas doses para pessoas com idade entre 60 a 62 anos, que foram vacinados com a primeira dose entre 1º e 7 de maio.

A ação de imunização também será no Parque de Exposições, contudo, dividida em horários.

Das 8h às 12h, para pessoas com 61 e 62 anos e das 13h às 16h, a população com 60 anos.

É necessário apresentar RG, CPF e a mesma carteira de vacina em que está registrada a primeira dose.

Doses extras

Na mesma remessa que possibilitou o regresso da campanha de vacinação contra a covid-19 em Pato Branco, aportou um maior quantitativo de doses para Barracão e Santo Antônio do Sudoeste.

Os dois municípios do Sudoeste, fazem parte do recente pedido da Sesa ao Ministério da Saúde, para a intensificação das ações de vacinação para tentar conter o avanço da variante delta, por estarem na região de fronteira.

Além dos dois municípios do Sudoeste, receberam doses extras Foz do Iguaçu e Guaíra. Ao todo são 45 mil imunizantes do lote extra.