Pato Branco

Pato Branco não seguirá medidas restritivas do governo estadual

Na noite de ontem (31) o governador do Estado, Ratinho Júnior, prorrogou por mais 15 dias as medidas restritivas de enfrentamento da pandemia que estão em vigor desde 10 de março.

O decreto estadual, 7.230/2021 é valido para todo Paraná. No entanto, o Município de Pato Branco, que já não seguia as medidas do Estado desde 9 de março, não acolherá as normativas do governo estadual.

Conforme Claudio Muller, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Pato Branco seguirá o decreto municipal nº 8.875, vigente desde 10 de março e sem prazo de validade.

O assessor jurídico do Município, Leonardo Inacio De Bortoli, explicou a reportagem do Diário do Sudoeste que a população, em especial comerciantes, podem continuar realizando suas atividades como já vinham fazendo nas últimas semanas.

De Bortoli disse ainda que em Pato Branco não há necessidade de fazer vendas por drive-thru, “porque as nossas lojas estão abertas. Eles [municípios que seguem decreto estadual] estão com restrição das atividades não essenciais durante fim de semana, ou seja, teriam que fechar. Já com o nosso decreto, faz três semanas que não estamos fechando no fim de semana, então não há necessidade de fazer drive-thru.”

Na manhã desta quinta-feira (1º), Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (Acepb) se manifestou sobre o decreto estadual. Segundo a entidade, o novo decreto apenas reduz algumas restrições e prorroga o decreto 7.020 até o dia 15 de abril.
“No entanto, como o município de Pato Branco tem um decreto local, o decreto 8.875 de 09 de março de 2021, que foi elaborado com base no decreto estadual 7.020, entendemos que continua válido o decreto municipal, visto que foi feito à luz do decreto ora prorrogado. Dessa forma, na nossa visão, o comércio em geral (onde estão incluídas as lojas de roupas, calçados, chocolates, presentes, etc.) pode trabalhar no sábado entre 8h e 16h, conforme estabelece o art. 2o, item XV do decreto municipal. Cremos que qualquer mudança nesse entendimento deve ser respaldada por um novo decreto municipal. Solicitamos novamente que as pessoas colaborem com o comércio evitando os horários e locais com aglomeração e usando máscara o tempo todo.”

Ao longo deste dia Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomercio) também deve se manifestar sobre a normativa.

Relembre o que diz o decreto municipal vigente:

https://media.diariodosudoeste.com.br/2021/04/d56e22e4-decreto.pdf

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima