Pato Branco

Pato Branco realiza semana alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A coleta de resíduos de equipamento eletroeletrônico é realizada frequentemente em Pato Branco -Créditos: Marcilei Rossi

A Secretaria de Meio Ambiente de Pato Branco está desenvolvendo a semana alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no próximo sábado (5).

Nesta segunda-feira (31) foi realizado a coleta de resíduos de equipamento eletroeletrônico (REEE), a ação ocorreu em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT). Quem participou da ação ganhou em troca uma muda de árvore frutífera de pitangueira ou cerejeira.

A campanha tem o objetivo de estimular o descarte correto dos resíduos eletrônicos e incentivar o plantio de árvores. Na última ação que aconteceu no dia 10 de abril foram arrecadados mais de 5,5 toneladas de lixo eletrônico, além disso foram mais de 250 mudas de cerejeiras doadas para a população pato-branquense.

O recebimento desses resíduos acontece de maneira permanente na Cooperativa dos Agentes Ambientais de Pato Branco [situada junto ao Aterro Sanitário Municipal].

Ao longo desta semana também será realizado a proteção de fonte na Comunidade São Caetano, em parceria com a Secretaria de Agricultura. Além de plantios de árvores em localidades do município, e também será feito a limpeza de trechos de rios.

Relevância da data

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Keli Starck ações alusivas ao Dia do Meio Ambiente são extremamente positivas e necessárias.“Cada ano a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece um tema distinto, neste ano o tema é restauração de ecossistemas, por isso nossa preocupação em fazer plantio de árvores, limpeza de rios, para que esses ecossistemas sejam devidamente restaurados”, informa Keli.

A secretária acrescenta que em 2021 teve início a década da restauração de ecossistemas, que também foi instituída pela ONU. Tendo como finalidade aumentar os cuidados em restaurar os ecossistemas destruídos.

Consciência ambiental

De uma maneira geral Keli avalia a consciência ambiental da população pato-branquense como positiva, porém são necessários pontos de melhoria. “Como descartes de móveis, por exemplo, materiais de grande porte, principalmente são os pontos que merecem atenção, e que sejam feitas melhorias para garantir um ambiente ecologicamente equilibrado”, destaca a secretária de meio ambiente.

Projetos ambientais

A Secretaria de Meio Ambiente de Pato Branco iniciou na última terça-feira (25) a preparação da distribuição de contêineres para a realização da coleta de lixo reciclável em distintos bairros do município.

Com as novas unidades, o município totaliza 530 contêineres no sistema de coleta de material reciclável.

Keli informa que o Município está em andamento com processo licitatório para a castração de animais de rua, além de atendimentos de animais para famílias de baixa renda e de Organizações não Governamentais (ONG’s).

“Agora estamos recebendo as orientações de quem pode participar, para daqui alguns dias conseguir prestar o serviço, estamos trabalhando desde o começo para que essa situação seja realmente resolvida e que os animais voltem a serem castrados para fazer o controle de população”, finaliza a secretária de Meio Ambiente de Pato Branco.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima