Neste momento somente estão sendo aplicadas as doses em idosos que realizaram agendamento nas Unidades de Saúde

No final da manhã desta quarta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco comunicou a suspensão da aplicação das primeiras doses de vacina contra a covid-19, para idosos de 65 a 68 anos, alegando a falta de doses de imunizantes.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, somente na terça-feira (30), foram utilizadas 775 doses.

Ela também comentou que no final da semana passada houve uma orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de que fosse realizada a vacinação de domingo a domingo, seguindo assim a campanha estadual prevista pelo Governo do Paraná.

“Visto esta previsão de que teria doses suficientes para realizar as ações do município, realizamos um cronograma de vacinação”, explicou a coordenadora local, dando ênfase de que estavam previstas ações por semana.

Conforme Emanoeli, na terça, foram utilizadas todas as doses possíveis na ação do Parque de Exposições, que vinha vacinando a população idosa no sistema de drive-thru. Ela faz a ressalva de que “não tivemos a previsão do recebimento de novas doses conforme o Município tinha sido orientado.”

Emanoeli enfatiza que somente foram suspensas as ações de drive-thru de primeira dose, permanecendo assim, o cronograma de imunização da dose dois, conforme anunciado anteriormente.

Idosos com agendamentos

Ainda conforme Emanoeli neste momento somente vão receber a primeira dose do imunizante, idosos que realizaram o agendamento junto as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “As unidades vão seguir o cronograma, as doses já foram distribuídas e essas unidades vão vacinar enquanto tiverem doses.”