Pato Branco

Pato Branco tem 17 pacientes em tratamento de covid-19

O informativo do coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Pato Branco nessa terça-feira (22), revelou que 17 pacientes estão em tratamento contra a covid-19 no município. Segundo o informe, 15 pacientes estavam em isolamento domiciliar, e dois internados, um em enfermaria e outro em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ao fechar a semana epidemiológica (de 15 a 22), o município registou 29 casos; na semana anterior, os novos casos chegaram a 32, enquanto que nos 15 dias que antecederam, o número de novos casos foi de 27.

Assim, a última semana, teve o segundo melhor índice, levando em consideração o mês de setembro.

Este desempenho também foi observado ao que se refere a recuperados. Na última semana epidemiológica, o município registrou 31 pacientes recuperados da doença; na semana passada, — a que teve o pior desempenho no mês, até então —, foram recuperados 20 pacientes, enquanto que no período anterior, — quando foi registrado o melhor desempenho no mês —, 38 pacientes receberam alta do tratamento do novo coronavírus.

Os números são observados como importantes pelos membros do Comitê do Enfrentamento da Covid-19 em Pato Branco. Ao término do encontro semanal realizado no Largo da Liberdade, nessa terça, o prefeito Augustinho Zucchi, além de definir os assuntos tratados como tranquilos, ainda pontuou que apenas um dia [sexta-feira, dia 18], foi registrado 14 casos, o que segundo ele é resultado do aumento do número de exames. “No geral, [os números] se mantiveram em um patamar de equilíbrio, ou até mesmo de baixa”, pontuou ele.

Zucchi também pontuou que na reunião foi debatido a implantação de um protocolo para o Dia das Crianças, a possível reabertura dos supermercados aos domingos, até ao meio dia, ao que ele disse ter sido identificado uma grande quantidade de pessoas nesses estabelecimentos nos sábados a tarde.

O prefeito, que na semana passada esteve reunido com representantes do setor de eventos, também comentou que existem reinvindicações ainda no setor dos esportes, para a flexibilização das atividades, assim como foi feito o pedido para a retomada das aulas presenciais dos alunos dos terceiros anos do Ensino Médio, visando à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Máscara

Segundo o prefeito, o trabalho que se segue é para que a população continue usando as máscaras. Falando em “luta maior”, Zucchi falou em ação conjunta a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicomércio, ao revelar que equipes de fiscalização encontraram pessoas dentro dos estabelecimentos comerciais, não utilizando máscara.

Ele revelou que, as denúncias foram feitas pelos próprios funcionários, e definiu ser estas uma atitude coerente. “Pedimos que os estabelecimentos tomem esse cuidado [exigência do uso de máscara].”

Volta às aulas

Na segunda-feira (21), o prefeito esteve reunido com diretores da Rede Municipal de Ensino, para o que disse ter sido uma avaliação dos trabalhos que estão sendo feitos nas escolas neste momento de enfrentamento da pandemia. “Não falamos com relação a uma possibilidade da volta das aulas, mas estamos trabalhando para que possamos cumprir o mínimo possível, com o nosso calendário escolar, através do ensino online, e para aqueles que não conseguem, por meio de materiais impressos entregues nas escolas.”

Ao ser questionado quanto à postura da prefeitura de Guarapuava, onde o prefeito César Silvestre Filho anunciou na segunda, após pesquisa feita com pais e servidores, de que a Rede Municipal de Ensino daquele município não vai retomar as atividades presenciais em 2020, Zucchi disse que “dificilmente vai retornar [as aulas presenciais em 2020 na Rede Municipal de Pato Branco]”, disse ele, ao indicar que até a primeira semana de outubro deve ser tomada uma decisão oficial para tal tema e voltou a afirmar, “a tendência, mais do que a tendência, a grande probabilidade é não termos aulas [presenciais] definitivamente em 2020.”

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima