Pato Branco

Pessoas positivadas com covid-19 não permanecem em isolamento domiciliar em Pato Branco

Cresce número de novos casos de covid-19 em Pato Branco e população não respeita o isolamento domiciliar - Créditos: Rodinei Santos/Assessoria Prefeitura Pato Branco

Júlia Heimerdinger*

Nessa terça-feira (17) aconteceu mais uma reunião quinzenal, do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 em Pato Branco, o prefeito Augustinho Zucchi comunicou sobre a preocupação do grande número de novos casos no município, dando ênfase nos casos de pessoas positivadas com covid-19 e que não estão cumprindo o isolamento domiciliar.

Ele ainda informou que foi realizado um diagnóstico com relação ao aumento de casos, e que houve um acréscimo em todo o país. “Então o que nós falamos aqui é realmente da preocupação que nós estamos tendo do número muito grande de novos casos, nós chegamos a ter mais de 50 pessoas positivadas num único dia”.

O prefeito define essa situação como muito grave, outra grande preocupação são as pessoas positivadas que não permanecem em isolamento domiciliar. “A gente tá vendo pessoas, que estão positivadas e que não estão respeitando o isolamento, então o Ministério Público se posicionou de forma muito taxativa aqui” informou Zucchi, acrescentando também que essas pessoas estão sendo multadas e vão responder criminalmente por essa situação de descumprimento de protocolos sanitários.

De acordo com o Ministério Público do Paraná, mantêm-se vigilante quanto ao cumprimento e respeito às medidas sanitárias para a contenção da propagação do coronavírus. Nesse sentido, a instituição tem atuado para que as regras de isolamento e distanciamento sejam seguidas nos 399 municípios do Paraná e para que qualquer flexibilização seja amparada em avaliações preliminares das autoridades sanitárias. Em todos os municípios do estado, as Promotorias de Justiça têm ajuizado ações civis públicas, realizando denúncias criminais e firmando termos de ajustamento de conduta com pessoas e autoridades públicas que descumprem as medidas de saúde necessárias.

Ainda durante a entrevista, Zucchi finaliza alertando à população sobre o uso obrigatório da máscara e manter o distanciamento social, assim evitando aglomerações. “Se você está com pessoas da sua família não tem problema de ficar junto, porque todo mundo já convive, o grande problema é que está havendo aglomeração e nós estamos percebendo isso”, concluiu dizendo que não há uma faixa etária específica de contaminados, de um modo geral todas as idades estão sendo infectadas.

Relatório da Secretária Municipal de Saúde

De acordo com Marcia Fernandes de Carvalho, Secretária Municipal de Saúde o número de casos aumentou exorbitantemente. “No nosso relatório nós temos um aumento de 389%, nesses últimos dias, aproximadamente em 10 dias, a gente teve esse aumento significativo do número de casos” alerta a secretaria municipal de saúde.

“Também a gente tem colocado que saímos do momento eleitoral, em que não só a condição da própria eleição acaba favorecendo isso tudo, mas também os discursos, as falas, as pessoas elas continuam a nos desafiar o tempo todo, enquanto a autoridade sanitária” relatou Marcia.

O comitê decidiu que algumas medidas serão reforçadas. “Não é de fechamento geral, porque a gente vê que não é, quando os estabelecimentos estavam abertos a gente também tinha números menores, o problema é o comportamento das pessoas, onde elas estão, que é a situação do bar, andar sem máscara” expressou acrescentando que pessoas positivadas estão saindo de casa apesar da Secretaria Municipal de Saúde alertar, isolar e monitorar esses casos. “A gente sempre faz a multa e além da multa a pessoa responde criminalmente, crime contra a saúde pública”.

Situação dos leitos

Em Pato Branco a ocupação dos leitos de enfermaria aumentou, mas nos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) só há um paciente internado, sem o auxílio do respirador.

“Então isso acontece porque é um período que nós temos uma menor gravidade, é um período que nós não temos as doenças respiratórias porque é verão, elas são menores, então o que nós temos hoje de fato é Covid” explicou Marcia.

As doenças respiratórias se intensificam no período do inverno, “então se nós estamos nessa situação agora, o que virá pela frente até que tenha vacina? Então a gente precisa voltar a ter consciência que nós precisamos nos cuidar” conscientiza a secretária municipal de saúde.

Números Pato Branco

Conforme dados do boletim epidemiológico, emitido na tarde dessa terça-feira (17), pela Secretaria Municipal de Saúde, Pato Branco conta com mais 26 pessoas contaminadas com a covid-19.

Com isso, o município chega a um total de 1.449 casos da doença. Entre eles, 1.262 já estão recuperados, 20 evoluíram a óbito, 165 estão se recuperando da doença- estando dois internados em leitos de enfermaria.

Até o momento, 158 pessoas aguardam os resultados do exame de testagem da doença no município. Entre elas, quatro estão em leitos de enfermaria e duas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

* Estagiária do Diário do Sudoeste

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima