Prefeitura de Pato Branco renova contrato com hospitais de Pato Branco

Contrato diz respeito aos atendimentos, de baixa, média e alta complexidade, realizados pela Policlínica PB e Hospital São Lucas, à população das 7ª e 8ª Regionais de Saúde e de alguns municípios do Oeste catarinense

Nessa segunda-feira (10), a Prefeitura de Pato Branco renovou seu contrato, de atendimentos de baixa, média e alta complexidade, com os Hospitais Policlínica PB e São Lucas. O ato de assinatura do novo contrato aconteceu no Largo da Liberdade e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde e dos dois hospitais envolvidos.

Além de atender toda população pato-branquense, o contrato também engloba os outros municípios pertencentes as 7ª e 8ª Regionais de Saúde e sete municípios da região oeste de Santa Catarina. Para os pacientes da 8ª RS, os atendimentos são somente voltados a cardiologia de alta complexidade.
De acordo com Lilian Cristina Brandalise, secretária municipal de Saúde de Pato Branco, o contrato com a Policlínica e com o São Lucas já acontece há muitos anos. O que aconteceu na manhã de ontem, foi apenas a assinatura de um novo contrato, necessário para a continuidade dos atendimentos dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais.

“Esse contrato é a forma legal que Pato Branco tem de comprar os serviços dos nossos hospitais. Hoje, nós estamos firmando um novo contrato, em que temos uma expansão de alguns serviços”, explica Lilian, comentando que os recursos são oriundos do governo federal, estadual e municipal.

Novas possibilidades

Como pontua a secretária, com o novo contrato, toda população beneficiada passa a contar com cirurgias de quadril e joelho, assim como cirurgias por videolaparoscopia. “É uma série de avanços que nós tivemos. Isso é muito importante porque amplia o escopo de atendimento para a população e promove um maior conforto e segurança. Ampliando os serviços, conseguimos atender mais e melhor a população”.

Segundo o diretor-presidente do Hospital São Lucas, João Petry, os serviços de alta complexidade não sofreram alteração no contrato. Esses, como ele explica, continuarão funcionando como já vinham ocorrendo. “O maior ganho ainda é na média e na baixa. Isso teve uma correção. Mas esse reajuste vem acompanhado com alguns serviços a mais, que são realizados pelos hospitais”, comentou.

Conforme o médico, são considerados serviços de alta complexidade, cirurgias de oncologia, nefrologia, cardiologia, vasculares, neurocirurgia e bariátricas e os atendimentos em Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), de maneira geral. Fora disso, como ele esclarece, são atendimentos considerados de média e baixa complexidade.

Importância da renovação

Para Gabriela Izidro, administradora da Policlínica PB, a renovação do contrato é muito importante para toda região, “pois mantém os atendimentos da população, o que garante todo o serviço para os atendimentos SUS”.

você pode gostar também
Deixe uma resposta