Pato Branco

Projeto recebe financiamento da Embaixada Americana

O curso será ministrado pelo professor doutor Christopher Stillwell, da Universidade da Califórnia (Irvine) - Foto: Divulgação

O projeto colaborativo entre as instituições de ensino UTFPR Câmpus Pato Branco, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL), denominado “EMI for Universities in the state of Paraná”, recebeu financiamento do Escritório Regional de Programas de Língua Inglesa (RELO Office), da Embaixada dos Estados Unidos.

A proposta é coordenada pelas professoras Taisa Pinetti Passoni, do Departamento de Letras (Dalet) da UTFPR; Michele Salles El Kadri, da UEL; e Luciana Cabrini S. Calvo, da UEL; e foca na oferta de curso sobre inglês como meio de instrução (English as a medium of Instruction – EMI) para a formação de professores da pós-graduação do Estado do Paraná.

Taisa explicou que a iniciativa abrangerá as sete universidades estaduais do Paraná, além da UTFPR e da UFPR, recebendo o apoio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), e dos Escritórios de Relações Internacionais da UEL e UEM.

“O curso apresenta duas grandes vantagens geradas pela interação online. Primeiramente será um espaço para interlocução entre os professores das universidades públicas do Estado, de modo que poderão surgir parcerias entre profissionais de áreas afins. E para nós, que atuamos especificamente com a Língua Inglesa, será um momento para identificarmos as demandas dos docentes, bem como para ressaltarmos a relevância de ações em prol dos idiomas, já que as línguas são ferramentas indispensáveis para internacionalização das universidades, seja para envio ou para recebimento de professores e estudantes”, enfatizou.

O curso será ministrado pelo professor doutor Christopher Stillwell, da Universidade da Califórnia (Irvine) e do College of the Sequoias (USA). O professor tem experiência de mais de 15 anos lecionando em países como Egito, Peru, Laos, Espanha, Japão e EUA.

Ele publicou dois livros da coleção “Language Teaching Insights from Other Fields”, pela TESOL Press, em que aborda contribuições de diferentes áreas para o ensino de línguas. Stillwell atua como especialista em língua inglesa para o Departamento de Estado (USA) e é responsável pelo design de cursos para formação de professores em EMI na UC Irvine.

Conhecimento

Segundo Taisa, a iniciativa tem como objetivo desenvolver conhecimento teórico-prático sobre EMI, contribuindo para a oferta de cursos em língua inglesa nos cursos de pós-graduação das universidades do Paraná, além de possibilitar a construção de uma comunidade de professores das instituições do Estado que ministram ou têm interesse em ministrar aulas em inglês.

A atividade será realizada ao longo de cinco semanas, com início em 22 de outubro. “Como são vagas limitadas, os Escritórios de Relações Internacionais e as Pró-reitorias de Pós-graduação das universidades selecionarão os interessados com critérios específicos que atendam às políticas internas de cada universidade”, destacou.

Desenvolvimento profissional

Luciana Cabrini S. Calvo, coordenadora da proposta na UEM, disse que a iniciativa vai oportunizar o desenvolvimento profissional dos docentes. “Ao interagir com o especialista virtual, com as coordenadoras da proposta e com docentes das IES do PR, os participantes do curso aprimorarão seus conhecimentos sobre EMI para que possam implementar essa prática em suas aulas, contribuindo, assim, para a internacionalização dos cursos”, ressaltou.

Já Michele El Kadri, coordenadora da proposta na UEL, frisou que a proposta dá continuidade a outras iniciativas existentes nas universidades para que a discussão e reflexão sobre o uso do inglês como meio de instrução aconteça. “Inclusive a necessidade da problematização dos motivos, razões, contextos que a perspectiva pode trazer para os currículos dos cursos de pós-graduação”, enfatizou.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima