Quase 20 kg de resíduos são recolhidos em trecho de 2 quilômetros do rio Pato Branco

O Instituto ao longo da semana realizou várias atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no sábado (5)

Na quarta-feira (2) foi realizada a limpeza de 2 quilômetros do rio Pato Branco, a ação faz parte do Programa Mais Limpo, que é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

Participaram da atividade o Instituto Água e Terra (IAT), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sanepar, o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e o Conselho Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com Vitor Debastiani Valer, assistente do IAT e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente foram coletados em torno de 20 quilos de resíduos de lixo. “O rio encontra-se bem preservado, porém muitos resíduos ainda são lançados no mesmo, o que requer uma grande atenção por parte das autoridades competentes”, ressalta.

Além da coleta dos resíduos nas margens do rio e na estrada que dá acesso ao local, também foi realizada a fixação de placas em torno no rio Pato Branco, com o objetivo de conscientizar a população.

Atividades desenvolvidas

Durante a semana várias atividades foram realizadas envolvendo órgãos ambientais do município, como a coleta de lixo eletrônico e doação de mudas frutíferas nativas.

Também foi realizado a recuperação de nascentes e o plantio de árvores no lago em frente à UAB. “Durante a semana estão sendo vinculadas em redes sociais, imagens de conscientização quanto a proteção do meio ambiente e da fauna silvestre”, informa Debastiani.

Todas as mudas que estão sendo plantadas e foram distribuídas são produzidas no Viveiro Florestal do IAT de Pato Branco.

Conscientização

O IAT através da Sedeste realizam diversas campanhas de conscientização ambientais ao decorrer do ano, como o Programa Paraná Mais Limpo, Paraná Mais Verde e o Programa Rio Vivo.

“A população pato-branquense contribui bastante com a preservação e conservação das matas e rios, mas devemos nos empenhar para difundir cada vez mais a importância que tem o meio ambiente”, avalia Debastiani.

O assunto meio ambiente está cada vez mais em discussão, e ações ambientais são de grande importância para a conscientização da sociedade. “Dependemos dele para sobreviver, e ações como essas realizadas na Semana do Meio Ambiente, buscam levar a população a importância que tem o meio ambiente e os recursos hídricos para o planeta”, finaliza Debastiani.