Pato Branco

Reabertura dos parques de Pato Branco ocorreu com tranquilidade

Os parques de Pato Branco, como o Alvorecer e o Largo da Liberdade, reabriram parcialmente, após seis meses de interdição devido à pandemia, neste fim de semana (12 e 13), com bastante tranquilidade. Com um protocolo de segurança em saúde bem estabelecido, diversas regras foram impostas para que essa retomada das visitas fosse viabilizada, entre elas número máximo de circulação de pessoas, aferição de temperatura e obrigatoriedade do uso de máscaras, conforme regras da portaria da Secretaria Municipal de Saúde 003/2020 e os Decretos Municipais.

No geral, nenhum dos dois parques citados chegaram a sua capacidade máxima de visitação em nenhum momento do sábado e domingo.

Com uma lotação de, no máximo, 500 pessoas, como estabelece o Decreto Municipal, o Parque do Alvorecer teve seu auge de visitantes no domingo a tarde, sendo cerca de 160 pessoas simultaneamente em sua pista de caminhada – local que está com acesso liberado.

Entre as visitantes estava Adriana Arruda, que aproveitou o sábado a tarde para levar as filhas para andar de patins no local.

“É bom novamente trazer as meninas para atividades ao ar livre, e a gente se sente tranquilo com a segurança que estão oferecendo, como medir a temperatura e oferecer álcool em gel na entrada e na saída”, avaliou.

Conforme a agente de saúde Gislei Patrini Di Bastiani, que estava trabalhando no controle de entrada do parque, o movimento pela manhã do sábado totalizou 54 pessoas, e no sábado a tarde chegou a quase 160 pessoas simultaneamente. “Muita gente chegou com comida e não pode entrar, mas em nenhum momento tivemos aglomeração ou qualquer problema”, avaliou.

No total, 300 pessoas passaram pelo parque no sábado e 550 no domingo

Largo da Liberdade 

Com as duas pistas de caminhada do complexo Frei Gonçalo — do Largo da Liberdade e do Ginásio Dolivar Lavarda — liberadas para a práticas esportivas, os agentes da Secretaria de Esportes pensaram  em uma forma de receber muito além da lotação de 60 pessoas sugerida para cada um dos locais. Contudo, as marcações de fila com distanciamento e divisórias colocadas no local não foram utilizadas, ao menos esse fim de semana, quando, em nenhum momento, atingiu-se a capacidade máxima.

Para Roni Marcelo Slaviero, que estava trabalhando no controle de fluxo do Largo da Liberdade, a expectativa e preparação era para que houvesse mais participações. “A capacidade máxima não foi atingida em nenhum horário, nem na pista de cima, nem na de baixo”, informou.

Slaviero diz que os visitantes estão sendo bem respeitosos com as regras, como a utilização de máscaras. “Percebemos que só vem famílias. Como aqui é um lugar seguro, eles chegam para caminhar, trazer as crianças para andar de bicicleta”, falou.

No total, 150 visitantes estiveram no complexo durante todo o fim de semana.

Os locais seguem abertos durante toda semana nos horários:

Largo da Liberdade – de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 16h às 20h, sábado das 7h às 10h e das 15h às 18h e domingo das 15h às 18h (apenas para a utilização da pista de caminhada. Demais locais permanecem interditados);

Parque do Alvorecer – segunda-feira das 16h às 21h, terça a domingo das 7h às 21h. Trilha do Quati aberta das 7h às 17h, e a permanência permitida no local é de 1 hora.

Em ambos os locais é proibido levar alimentação e material de uso coletivo, como bola.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima